O futebol asiático vem crescendo de forma impressionante nos últimos tempos. Além de campeonatos bem estabelecidos como o japonês, coreano e australiano, temos também campeonatos emergentes como o chinês e o indiano.
Parte do crescimento do futebol na região é devido a AFC Champions League, o equivalente a UEFA Champions League e Copa Libertadores. Entretanto, para o futebol árabe e persa, já existiu uma competição mais importante que se chama Gulf Clubs Championship Champions League.
A competição foi fundada em 1982 pela UAFA (Union of Arab Football Associations) e tem como participantes os clubes da Arabia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Bahrein, Qatar, Omã e Iraque. Durante os anos 80 e 90 essa competição era a prioridade para os clubes destes países, até que em 2002 a AFC Champions League, que foi fundada em 1967, tomou um formato mais moderno.
Desde sua reformulação, a AFC Champions League e a AFC Cup (segunda competição continental, equivalente a Europa League e Sul-Americana) tomaram o lugar GCC Champions League como competições mais importantes para os países participantes, devido a sua visibilidade e maior inclusão de países.
Nesta edição, por exemplo, a maioria dos clubes participantes terminaram em quarto ou quinto lugar em seus campeonatos nacionais, lembrando que a maioria destes países não chegam nem a 15 clubes na suas primeiras divisões. Antigamente, os países participantes mandavam seus campeões. Inclusive, um dos representantes do Qatar este ano foi uma das equipes rebaixadas ano passado. O Al-Rayyan, que terminou em décimo terceiro, acabou participando da edição atual devido a desistência dos outros 8 times melhores colocados que poderiam ter participado.
O país com mais títulos é a Arabia Saudita, com 13 títulos, seguida pelos Emirados Árabes com 7 títulos. Os clubes que mais vezes venceram a competição são Al-Ittifaq e Al-Ahli, ambos com 3 títulos e da Arabia Saudita. O atual campeão é o Al-Nasr dos Emirados Árabes.
Dia 7 e 8 de abril irã acontecer as partidas da última rodada da fase de grupos e depois começam as quartas de finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário