A MLS anunciou ontem a vigésima terceira equipe a fazer parte da maior federação de futebol estado unidense. Trata-se do Minnesota United FC, equipe que mais especificamente é da cidade de Minneapolis no estado de Minnesota.
A equipe foi fundada em 2009 e desde então vem participando na NASL, equivalente a segunda divisão. Nas suas 5 temporadas na NASL, o Minnesota United chegou a final duas vezes e foi campeão em 2011.
Há vários fatores que levaram a "promoção" do Minnesota United para a MLS, não só seu êxito em campo. Em 2010 a equipe teve uma média de público de 1.374, em 2012 foi 2.651, e ano passado a média foi de 5.577. Além dessa média em subida contínua, a cidade de Minneapolis contava um equipe nos anos 70, chamada Minnesota Kicks, que tinha uma média superior aos 40,000 por jogo.
Outra razão para a MLS aceitar o Minnesota United é que ele tem seu próprio estádio especificamente construído para o futebol, luxo que equipes como Seattle Sounders e New York City FC não tem.
Como foi mencionado anteriormente, a partir de 2018 o Minnesota United FC será a equipe de número 23 na MLS. Além dos 20 times atuais, nos próximos 2 anos também entrarão o Los Angeles FC e uma equipe de Atlanta que ainda não tem nome.
Tudo isso faz parte de um projeto da MLS de ter 24 times até 2020, quem sabe a última equipe não será o tão sonhado time de Beckham em Miami...
O comissário da MSL, Don Garber, já falou da possibilidade de superar 24 equipes após 2020. Talvez esse seja o primeiro vestígio de uma segunda divisão da própria MLS.
A MLS vem crescendo de forma impressionante, e um país como os Estados Unidos pode não só dar mais prestígio a CONCACAF, como criar um novo mercado de futebol que seja realmente atraente além do dinheiro.
Curiosidade: Hoje, o Minnesota United FC conta com o futebol mágico do ex-Fla e Corinthians, Ibson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário