terça-feira, 17 de março de 2015

O Limbo da Bola - A Pré-Champions

O limbo futebolístico tem nome: fases preliminares da Champions League. 

Pra quem não sabe, a Champions League começa em julho e na primeira fase, os times dos países de pior coeficiente se pegam e, somente no fim de agosto, os times dos países mais conhecidos entram. Aqui vai uma lista dos times mais tradicionais mas, que jamais terão uma chance de disputar uma Champions League. 

Andorra - FC Santa Coloma, UE Sant Julià e FC Lusitanos

O Santa Coloma é o maior campeão do "Andorrão" com 8 títulos e foi o primeiro campeão. O Sant Julià e o Lusitanos tem dois cada um mas, o Lusitanos é a força mais recente. Foi bicampeão entre 2012 e 2014. 

Nessa ultima edição da Champions, o Santa Coloma passou nos gols fora do Banants da Armenia na primeira rodada e depois perdeu do Maccabi Tel Aviv por 4x0 na soma dos dois jogos. O Sant Julià também já passou de fase quando pegou o Tre Fiore, de San Marino, nos pênaltis em 09-10.



San Marino - Tre Fiore, Domagnano, La Florita e Murata

O Tre Fiore é o maior campeão do calcio de San Marino com sete títulos mas o último foi na temporada 11-12. O Domagnano já foi uma potência mas, ultimamente caiu no ostracismo e seu último título foi na temporada 05-06. O La Fiorita é o atual campeão e tem três títulos. O Murata também é tri mas seu último título foi na temporada 07-08

O La Fiorita perdeu na primeira eliminatória desse ano do FC Levadia Tallinn, da Estônia, por 8x0 na soma dos dois jogos. Em San Marino, o Levadia meteu um 1x0 mas, na Estônia, encarnou a Alemanha. 



Ilhas Faroe - HB Tórshavn, KÍ Tórshavn e B36 Tórshavn

Pasmem... A Premier League das Ilhas Faroe é disputada desde 1942 e só teve uma interrupção em 1994 devido a ocupação do exército inglês. O maior campeão é o HB, com 22 títulos e é o atual campeão. O KÍ tem 17 e o B36 tem dez. 

O HB passou da primeira fase na pré-Champions ao eliminar o Lincoln FC, de Gibraltar, mas, foi eliminado na segunda rodada pelo Partizan. O time das Ilhas Faroe perdeu de 3x1 em casa e 3x0 em Belgrado.



Armênia - FC Banants, Pyunik Yerevan e FC Shirak

O Pyunik Yerevan é de longe o time mais tradicional da Armênia. O jogador de mais sucesso a sair da Armênia foi jogador do Pyunik, Henrikh Mkhtaryan, do Borussia Dortmund. Desde a independência da Armênia, o Pyunik tem o maior número de títulos, com 13, e o Shirak tem 4. 

O Banants é o atual campeão e perdeu do Santa Coloma nos gols fora de casa na primeira fase da pré-Champions. Em Andorra foi 1x0 pro Santa Coloma e o Banants meteu 3x2 em casa. 



Gibraltar - Lincoln FC, Prince of Wales, Glacis United

O Lincoln é o atual e o maior campeão de Gibraltar com 20 títulos. O Prince of Wales tem 19 e o Glacis tem 17. O campeonato de Gibraltar existe desde 1895 e é um dos mais velhos da Europa. O Lincoln perdeu do HB Tórshavn empatando por 1x1 em Gibraltar e perdendo fora por 5x2. 



Estônia - Levadia Tallinn, Flora Tallinn e Nõmme Kalju

Desde a independência da Estônia, a Meistriliiga tem sido disputada e o Levadia, que é o atual campeão tem o mesmo número de títulos que o Flora, 9 cada um. O único clube a ganhar fora esses dois é o Nõmme Kalju. 

O Levadia tem no elenco Sergei Pareiko, figura carimbada do Tom Tomsk, da Rússia e do Wisla Cracóvia da Polônia, e o zagueiro Artur Pikk, que ficou famoso por jogar as eliminatórias em Tallinn contra a Inglaterra e voltar para o quartel onde presta seu serviço militar obrigatório porque tem 19 anos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário