segunda-feira, 30 de março de 2015

Resumão das Eliminatórias da Eurocopa

Com os grupos chegando nos cinco jogos disputados, as eliminatórias para a Eurocopa estão entrando em seu estágio final. Vamos aqui a um pequeno resumo de cada grupo.

Grupo A













No grupo A, temos duas surpresas liderando e a rodada foi boa para as duas líderes. A Islândia ganhou de 3x0 do Cazaquistão com dois gols de Birkir Bjárnason, do Pescara, da Série B Italiana e se aproveitou do empate por 1x1 em Amsterdã entre Holanda e Turquia. A República Checa teve seu primeiro tropeço mas ainda continua invicta ao empatar aos 45 do 2ºT com um gol de Pilar com a Letônia. 

Grupo B













O grupo B teve algumas revira-voltas nessa rodada. Com dois gols de Bale, País de Gales passou Israel e assumiu o primeiro lugar. A goleada da Bélgica sobre o Chipre foi o suficiente para dar nova vida aos comandados de Marc Wilmots em busca de uma classificação sendo que enfrentam Israel fora de casa amanhã. A Bósnia, mesmo metendo 3x0 fora de casa em Andorra, está viva por um milagre especialmente se o Chipre ganhar de Andorra fora de casa amanhã. 

Grupo C 













A Eslováquia continua firme e forte no grupo C após vencer Luxemburgo em casa por 3x0 e parece que, com 5 jogos, já é favorita à uma das duas vagas de cada grupo. Ainda 100%, a Eslováquia contou com gols de Adam Nemec, do Union Berlin (da segundona alemã), Vladimir Weiss e Peter Pekarik para garantir o saldo de gols. A Espanha vem logo atrás com doze pontos ao vencer a Ucrânia por 1x0 com gol de Morata. 

Grupo D













No grupo D, não tem nada decidido. A Polônia empatou fora de casa com a Irlanda, em Dublin. O gol da Irlanda veio aos 46' do 2ºT de cabeça com Shane Long. O jogo pragmático da Alemanha garantiu 2x0 fora de casa contra a Geórgia e efetivamente eliminou a nação do Cáucaso da disputa. Destaque para a Escócia que, mesmo fazendo 6 em casa, tomou o primeiro gol de Gibraltar em competições profissionais, do atacante/ policial Lee Casciaro. Gibraltar fez dois jogos muito bons e deu um calor na defesa Alemanha, especialmente no chute de Liam Walker, o único profissional da ilha, que quase encobriu Manuel Neuer. 

Grupo E














No grupo E, os três primeiros jogaram em casa e meteram sonoras goleadas em seus adversários. Seis jogadores diferentes fizeram gols para marcar a vitória em casa da Eslovênia contra San Marino. A Suíça fez 3x0 em casa na Estônia num jogo sem crise. Destaque foi para Harry Kane e a Inglaterra que fizeram 4x0 contra a Lituânia. O garoto-sensação do futebol inglês tinha sido colocado no banco por Roy Hodgson mas, precisou apenas de 90'' em campo para marcar seu primeiro gol no seu primeiro chute pela seleção inglesa. 

Grupo F














No Grupo F, a Romênia continuou na liderança após garantir a vitória por 1x0 em casa contra as Ilhas Faroe. A Irlanda do Norte ganhou por 2x1 da Finlândia com dois gols do Casanova moderno, Kyle Lafferty. Esse resultado eliminou a Finlândia da competição pelas vagas. A Hungria perdeu muito terreno ao ficar com um empate por 0x0 em casa com a Grécia mas, ainda tem já que os dois primeiros se pegam e ela vai até às Ilhas Faroe para jogar. 

Grupo G













No Grupo G, a Áustria tem uma vantagem saudável sobre a Suécia e contou com um golaço de falta de Alaba para contribuir com os 5x0 diante de Lichtenstein. A Suécia ganhou de 2x0 da Moldávia fora de casa com dois gols de Ibra. Nota triste vai para o jogo entre Rússia e Montenegro que teve, no primeiro tempo, um sinalizador jogado da arquibancada que atingiu o goleiro russo Igor Akinfeev, que levado ao hospital e passa bem e, no segundo tempo, uma briga na arquibancada causou o abandono da partida em Podgorica. Com isso, até que se dispute o restante da partida, a Rússia perdeu muito terreno em relação à Suécia ficando quatro pontos atrás. 

Grupo H 













No grupo H, a Croácia é soberana e deixou a Noruega por um fio após meter 5x1 em casa nos escandinavos. Destaque para Martin Odegaard, que aos 16 anos, é o jogador mais jovem a ter disputado um jogo de eliminatórias. Mas, o jogo mais legal da rodada com certeza foi o empate de 2x2 entre Itália e Bulgária. Perdendo o jogo faltando seis minutos, a Itália contou com uma ajuda verde e amarela para continuar com vantagem sobre a Noruega. Eder, atacante da Sampdoria, foi convocado por Antonio Conte e foi motivo de debate a semana toda mas, calou a boca dos invejosos com seu gol que coloca a Itália em melhor posição para enfrentar a Croácia fora de casa na próxima rodada. 

Grupo I












A bicicleta de Matic não foi o suficiente para ajudar a Sérvia a ganhar terreno na luta por uma vaga na França em 2016. Fábio Coentrão garantiu a vitória de Portugal no seu melhor jogo no último ano. A Albânia ia perder da Armênia mas, a expulsão de Hambartsumyan deu nova vida aos albaneses e, Mergim Mavraj, que tinha marcado o gol contra que dava a vitória para a Armênia, deixou o seu do lado correto e fez o primeiro da virada albanesa. Como a Dinamarca não jogou essa rodada, o empate em número de pontos significa que os escandinavos tem que ganhar da Sérvia para ter vantagem na outra rodada, quando pegam a Albânia. 

O asterisco da Sérvia é em relação ao jogo Sérvia x Albania no estádio Partizan, em Belgrado onde, supostamente, o irmão do primeiro-ministro albanês, Orli Rama, equipou um drone com a bandeira da Albânia sobre o território do Kosovo, que é motivo de disputa e limpeza étnica até hoje. O drone sobrevoava o campo quando o atacante Aleksandar Mitrovic, da Sérvia, pulou e trouxe droen e bandeira abaixo. Os jogadores da Albânia partiram pra cima para proteger sua bandeira e foi aí que tudo se desintegrou. A torcida sérvia invadiu o campo e enfrentou os policiais e bateu nos jogadores albaneses que tiveram que se refugiar no vestiário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário