Antes de entrarmos no século XXI, o leste europeu não tinha uma grande variedade de nomes em seus times de futebol. Existiam uma porção de Dínamos, Spartaks, Olympias, CSKAs e até Lokomotivs. Abaixo, vamos ver alguns significados e as origens por trás dos nomes.
1. Dínamo - Dynamo Kiev, Dynamo Moscou, Dynamo Minsk, Dynamo Tblisi e Dynamo Dresden
Esses clubes faziam parte da Sociedade Esportiva Dínamo, criada por Felix Dzherzhinsky, o chefão da GPU, a primeira polícia secreta da União Soviética. O Dynamo Moscou sempre foi associado com o MVD, a milícia russa e a NKVD/KGB, a polícia secreta soviética. Seu grande patrono foi Lavrenty Beria, chefe do NKVD nos tempos de Stalin.
2. CSKA - CSKA Moscou e CSKA Sofia
Esse é bem simples. CSKA significa Clube Esportivo Central do Exército. Apesar de ter sua filiação cada vez mais ligada a KGB, os CSKA eram departamentos de saúde e cultura que foram absorvidos pela academia Frunze, de exercícios militares, e acabaram por ser incorporados pelo exército.
3. Lokomotiv - Lokomotiv Moscou, Lokomotiv Yaroslavl, Lokomotiv Tblisi e Lokomotiv Leipzig
Esses clubes eram do sindicato dos ferroviários da União Soviética. Os Lokomotiv faziam parte da união voluntária de clubes da União Soviética, ou seja, não tinham nenhum apoio do governo. O Lokomotiv Leipzig hoje é o Red Bull Salzburg, primeiro colocado na 2.Bundesliga.
4. Zenit - Zenit São Petersburgo
O Zenit era a sociedade esportiva voluntária dos trabalhadores da indústria armamentista. Como no caso do Lokomotiv, também não tinham apoio do governo já que eram voluntário.
5. Spartak - Spartak Moscou e Spartak Nalchik
O time surgiu por causa de um patrocínio do sindicato de funcionários da indústria alimentícia mas, chefiado por Nikolai Starostin e seus irmãos. Rapidamente, esse virou o time do povo porque, num tempo aonde o governo exercia grande poder sobre o seu povo, o time virou símbolo de resistência por causa do seu nome. Spartak vem de Spartacus, o escravo romano. O Spartak também virou o clube dos trabalhadores de outros sindicatos.
6. Shakhtar - Shakhtar Donetsk e Shakhtyor Karaganda
O nome Shakhtar vem de Victor Stakhanov, o lider do movimento Stakhanovita que liderou a mudança de forma de trabalho nas minas de carvão da União Soviética. As maiores minas de carvão da União Soviética ficavam em Donetsk, na Ucrânia e Karaganda, no Cazaquistão.
7. Torpedo - Torpedo Moscou
Esses eram os times da Marinha da União Soviética. O time mais notório era o Torpedo Moscou, que era quarta força no futebol moscovita.
8. Energia - Luch-Energia Vladivostok
Esses eram os times da companhia de luz e eletricidade da União Soviética. O Luch-Energia é o time com o maior número de campanhas na segundona russa.
9. Metallurg - Metallurg Donetsk e Metallurg Zaporizhya
Os Metallurg eram os times do sindicato dos metalúrgicos da União Soviética. No futebol, o Donetsk e o Zaporizhya, os dois da Ucrânia, são os de mais notoriedade mas, existe também o Metallurg Magnitogorsk, de hóquei no gelo.
10. Olympia - Olympik Donetsk e Olimpija Ljubliana
Os Olympias não pegaram tanto mas, esses eram os clubes que nem agente conhece. Além do departamento de futebol esses clubes eram conhecidos por terem um departamento forte nos outros esportes olímpicos como a ginástica e o handebol.
11. Partizan - Partizan Belgrado
O Partizan surgiu na remontagem da Sérvia após a vitória sobre os fascistas da Ustashe na Segunda Guerra Mundial. O clube foi criado por veteranos não só da Segunda Guerra Mundial mas, também da Guerra Civil Espanhola. O Partizan era considerado o time do exército da Iugoslávia.
12. Estrela Vermelha - Estrela Vermelha Belgrado
O Estrela Vermelha também surgiu nos escombros da Segunda Guerra Mundial. Enquanto uns dizem que o clube não poderia ter nascido sem a ajuda da polícia de Belgrado, o clube diz que o seu nascimento veio de onze amigos que decidiram criar um clube para que todos tivessem acesso.
13. Universitaea - Universitaea Craiova, Universitaea Targu Mures
Os Universitaea eram os times da Romênia que representavam os cursos de educação física das faculdades de sua cidade.
14. Steaua - Steaua Bucareste
O Steaua é o maior time da Romênia e, por muito tempo, foi patrocinado pelo exército da Romênia e, o seu grande mecenas era o filho primogênito do ditador Niculae Ceausescu, Valentin Ceausescu.
15. Sheriff - Sheriff Tiraspol
No caso o lokomotiv de leipzig hoje seria o rb leipzig nao o rb salzburg que é da austria certo??
ResponderExcluirO lokomotiv de Leipzig continua a ser um clube da Alemanha, está nas divisões secundárias. Não tem nada haver com o R.B.leipzig ( joga na divisão principal da Alemanha) e muito menos com o R.B.Salzburgo( clube austríaco, dominador do campeonato do seu pais há dez anos).
ResponderExcluirO artigo é interessante mas muito incompleto, dou apenas um exemplo;
existe muitos mais Dinamos:
Dinamo Tirana
DINAMO Zagreb
Dinamo Bucareste
Dinamo Berlim
Entre outros de menor dimensão.
Lokomotiv(es) :
Lokomotiv Sofia
Lokomotiv Plovdiv
Lokomotiv Zagreb
Entre outros de menor dimensão.
Isso só para dar alguns exemplos.
Adoro este tipo de artigos, mas como sou historiador de futebol á nível mundial, fico um bocado desiludido com artigos que poderiam ser muito mais completos e interessantes.
Obrigado e desculpem alguma coisa!