domingo, 15 de março de 2015

Uma volta pelas grandes Serie Bs da Europa: Acesso e rebaixamento

A Europa começa a entrar na reta final de sua temporada. Enquanto as grandes equipes lutam para vencer competições continentais e os mais prestigiosos troféus de seus países, as segunda divisões também começam a se apertar. Nesta hora começa a ficar mais claro quem irá brigar na elite do ano que vem e que irá amargar a terceirona.

Itália - Serie B:
Na Itália quem lidera com folga é o minúsculo Carpi. A equipe está batendo todos os recordes da difícil segunda divisão italiana e tem o luxo de até perder alguns pontos bobos. O gigante Bologna luta para manter a segunda colocação que dá vaga direta a Serie A, mas é fortemente perseguido por Avellino, Frosinone e o Vicenza que inclusive tem um jogo a menos. Pescara e Livorno, costumam frequentar a Serie A, continuam firme para decidir tudo na repescagem. Além disso, quatro equipes extremamente tradicionais brigam para pegar pelo menos a oitava colocação e entrar nos Play-Offs que definirão a terceira equipe a subir. 


Na briga contra o rebaixamento temos os grandes Catania e Brescia em péssima situação, enquanto o Pro Vercelli, 7 vezes campeão italiano, começou bem e procura voltar a subir. O interessante é que a frente das grandes equipes há times muito pequenos se salvando, como o Cittadella, Latina e em especial o Virtus Entella que disputa a Serie B pela primeira vez.


Inglaterra - Championship:
A segunda divisão da Inglaterra é a mais disputada, em uma rodada o Norwich City, que está na quinta colocação, pode terminar na liderança. Parece que do próprio Norwich pra cima a disputa é pelas duas vagas diretas, enquanto do Blackburn Rovers pro Brentford a briga é pela última vaga nos Play-Offs. Destaque para o Ipswich Town que liderou por boa parte do campeonato mas agora está em queda livre, e também pro Nottingham Forest, bi-campeão da Champions League nos anos 80 que já está na hora de voltar a elite. 


Na parte de baixo da tabela o Blackpool está praticamente rebaixado, só um milagre para tirara a diferença de 18 pontos com o primeiro fora da zona. O tradicional Millwall e o Wigan, que teve fama recente, estão em situação muito difícil mas não impossível. O maior time nesta parte da tabela, o Fulham, tem que ficar de olho aberto. 


Alemanha - 2 Bundesliga:
O jovem FC Ingolstadt 04, que tem somente 11 anos, lidera a 2 Bundesliga mas não por muito. O centenário Darmstadt 98 e o grande Kaiserslautern seguem somente 3 pontos atrás, acirrando a briga pelas duas vagas diretas. O Karlsruher SC também tenta pelo menos conseguir uma vaga na repescagem, enquanto o Eintracht Brauschweig e o Fortuna Dusseldorf, que estiveram na Bundesliga recentemente, correm por fora. 


Na parte de baixo os destaques são o simpático St. Pauli, que esteve na elite poucos anos atrás, e o 1860 Munchen, tradicional rival do Bayern Munchen, apesar da enorme distância futebolística e econômica. A equipe da Baviera só depende de si mesma, mas o Aalen e o próprio St. Pauli estão pouquíssimos pontos atrás. O lanterna Erzoebirge Aue corre por fora para se salvar. 


França - Ligue 2
Na França o Troyes disparou a frente e mantém o ritmo para ser campeão. Abaixo estão o Angers, Dijon e Gazélec Ajaccio (equipe infinitamente menor que o seu rival AC Ajaccio) todos empatados com 48 pontos. O Brest tem 47 e o Auxerre e Sochaux 5 pontos abaixo. Parece que o Troyes, se não foi campeão, vai pelo menos ocupar uma das três vagas, deixando duas para quatro equipes praticamente empatadas. Ligue 2 muito disputada esse ano. 


Contra o rebaixamento estão os desesperados Arles, Chateauroux e Tours, três equipes menores abaixo dos mais tradicionais Valenciennes, Clermont e Ajaccio (o grande). Destaque para o número de empates que frustra estas equipes, três das últimas seis empataram mais de um terço de seus jogos.
O Le Havre, equipe que chegou a anunciar o Adriano Imperador, está exatamente no meio da tabela ocupando a décima colocação.


Espanha - Segunda División
O Real Betis, que é disparadamente o maior time da Segunda División esse ano, venceu um confronto direto com o Las Palmas neste fim de semana e assumiu a liderança. Atrás do Betis estão o Sporting Gijón, Real Valladolid, Las Palma e Girona cada um a 1 ponto do outro, deixando a briga pelas duas vagas diretas apertada. Logo em seguida, ocupando o último lugar para os Play-Offs a uma certa distância dos demais está o Real Zaragoza, time do ex-São Paulino Willian José. O Ponferradina está a 1 ponto atrás e briga por esta última vaga, enquanto uma bolada de 4 times todos empatados com 38 correm por fora para roubar uma vaga na repescagem.


Lutando para ficar na segunda divisão, estão os tradicionais Tenerife, Albacete e Osasuna que só dependem de si mesmos. No entanto, o grande Racing Santander segue somente 2 pontos atrás de se salvar. Destaque para a equipe B do Barcelona que é a penúltima colocada, entretanto os catalães estão somente a uma vitória de sair da zona e ainda faltam 13 jogos. O Sabadell dificilmente irá reagir. 


Portugal - Segunda Liga
Chaves lidera a Segunda Liga e vem mostrando futebol para se manter aonde está, não é a toa que é a equipe com o maior número de vitórias. Tondela acaba de passar o Freamunde e subiria para a Primeira Liga se o campeonato terminasse hoje, mas estas três equipes ainda estão muito perto umas das outras e tem que se manter atentas, já que só sobem duas. Por fora estão Sporting Covilhã, Benfica B e Sporting B, lembrando que as segundas equipes não podem participar da mesma divisão que sua equipe principal, portanto se ocuparem uma das vagas a equipe diretamente abaixo se classifica. A exceção seria se o Benfica ou Sporting fossem rebaixados nesta mesma temporada, mas a este ponto do campeonato é matematicamente impossível. 


Brigando para não cair estão os pequenos Trofense, Atlético e Santa Clara, juntos ao mais tradicional Olhanense e os times B do Braga e do Marítimo. Apesar da distância de posições, são somente 2 pontos que separam o Olhanense pro primeiro dentro da zona, dando esperança de salvação para praticamente todos na parte de baixo com exceção ao Trofense que não só está 8 pontos longe da salvação mas só venceu 6 de 34 jogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário