segunda-feira, 23 de março de 2015

Pequenos e tradicionais em estaduais: uma volta pelo Brasil menos acompanhado

Março entra na sua última semana e com isso os estaduais começam a se aproximar ao fim. Nenhum deles apresenta muitas surpresas, todos os times grandes devem avançar em suas competições, talvez com exceção ao Flu, Avaí e Atlético-PR.  Mas, os estaduais não se limitam aos times grandes, vamos analisar como estão os times menores mas que também tem história no futebol. (Clique nas imagens para ver melhor)

Paulista A2
Na segunda divisão do Paulistão, estão várias equipes que se não forem grandes pelo menos já tiveram seus momentos de glória. Meu destaque vai para a Ferroviária, equipe tradicionalíssima do interior que finalmente parece dar passos largos para voltar a elite. São Caetano e Guarani tentam se reerguer após alcançarem os níveis mais altos do futebol e seriam uma grande atração para o ano que vem. Outro destaque vai para o Independente e o Novorizontino, os dois fizeram a final do A3 ano passado e estão brigando forte para ir direto para a A1.


Na parte de baixo temos o Guaratinguetá e Catanduvense que passaram recentemente pela elite, em último e penúltimo. Enquanto isso, Paulista, Comerical e Atlético Sorocaba, que estavam na A1 ano passado, estão passando sufoco para se manterem na A2.


Paulista A3
A Série A3 Paulista é a mais interessante no momento. Temos os tradicionais e simpáticos Juventus e Inter de Limeira nas primeiras duas colocações, além dos conhecidos Grêmio Osasco, Sertãozinho e São José dos Campos na zona de classificação à próxima fase. Na zona do rebaixamento não temos nenhuma equipe de expressão, mas no meio tempo o Barueri por exemplo, que disputou a Série A do Brasileirão a pouco tempo, praticamente a mesma distância dos primeiros 8 do que da zona do rebaixamento.


Paulista Segunda Divisão
A quarta divisão paulista ainda não começou mas já teve a tabela e datas divulgadas, e o número de times conhecidos e importantes na região é impressionante. No Grupo 1 temos o América, o Grêmio Prudente, o Noroeste, e o Tanabi (time que contratou o Cabañas). No Grupo 2 de conhecido só temos o São Carlos, e finalmente no Grupo 3 temos a grande Portuguesa Santista, além de Guarulhos e Taboão da Serra. Os jogos começarão no dia 17 de abril.

Carioca Série B
A segundona do Carioca começou faz pouco tempo, mas já podemos ter uma ideia do que está rolando. o destaque do Grupo A é o São Cristóvão, time que revelou Ronaldo Fenômeno, na última colocação.


No Grupo B temos o tradicional América na zona de classificação, e o Duque de Caxias, que jogou a Série B do Brasileirão faz pouco tempo, a 1 ponto atrás.


Mineiro Módulo 2
No Grupo A da segunda divisão de Minas temos em destaque o Ipatinga brigando para voltar aos seus dias de glória, ocupando a última vaga de classificação.


No Grupo B temos o tradicional Uberlândia na liderança, o Araxá que esteve na elite ano passado brigando para voltar, e o Montes Claros, time que tentou contratar o goleiro Bruno, em último lugar.


Gaúcho Divisão de Acesso
Não há muitas equipes de peso na segunda divisão do Rio Grande do Sul, exceto uma. No Grupo B o Pelotas, time de 106 anos de história, está na terceira colocação com 100% de aproveitamento. Esperamos que o grande Pelotas volte a elite.


Goiano Segunda Divisão
No Grupo A em Goiás temos o histórico Vila Nova na liderança e a um passo da volta a elite aonde ele merece estar.



No Grupo B o Goiânia briga para voltar a elite, enquanto o Iporá é a surpresa do campeonato. O Santa Helena que foi rebaixado ano passado ainda está na briga para voltar a elite.



Copa Verde
Na Copa Verde, segundo campeonato regional mais importante do Brasil atrás da Copa do Nordeste, alcançamos as semi-finais. Os Paraenses, e representantes da região norte, Remo e Paysandu passaram fácil farão o clássico na semi final. Do outro lado os representantes do centro-oeste Cuiabá e Luverdense passaram por pouco mas também irão brigar para chegara grande final. Vale lembrar que o campeão ganha uma vaga a Sul-Americana.


Campeonato Paraibano
O Paraibanão não recebe o reconhecimento que deveria. Apesar de seus times não serem protagonistas ao nível nacional, é um estadual de muitas rivalidades. O grande Treze lidera com folga, enquanto os tradicionais Campinense e Botafogo-PB estão vivos na briga para o título também. O Sousa corre por fora.


Campeonato Potiguar
No Rio Grande do Norte o América lidera e seu maior rival segue logo atrás para tentar roubar o título do primeiro turno, mas com 4 pontos de diferença parece difícil.



Cearense Série B
O tradicional Tiradentes está mostrando força para voltar a elite. A Ferroviária, que já foi considerada a terceira força do estado atrás de Fortaleza e Ceará, está em quinto, a 3 pontos da zona de classificação.



Brasiliense
Por último, nenhuma surpresa no estadual da capital. O tradicional Gama, o Brasília (que irá disputar a Sul-Americana) e o Brasiliense (que já jogou a Série A do Brasileirão), estão nas primeiras 3 colocações e não dão espaço para zebras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário