domingo, 12 de abril de 2015

Começa a Champions League da Oceania

A OFC Champions League teve seu início em 2015. Após a realização da fase pre-eliminar em 2014, aonde o Lupe Ole Soaga FC da ilha de Samoa avançou, tivemos a primeira rodada da fase de grupos. As 12 equipes restantes na competição são divididas em três grupos com 4 equipes cada, aonde os três lideres e o melhor segundo colocado avançam à semi-final.

Grupo A:
O próprio Lupe Ole Soaga empatou em 3 a 3 fora de casa com o Pirea da Polinésia Francesa. O jogo eletrizante foi bom para a equipe visitante que é o azarão do grupo. No outro jogo, o favorito a passar Ba FC das ilhas de Fiji passou fácil pelo Gaitcha da Nova Caledônia por 3 a 0.


Grupo B:
No grupo da morte venceram as duas equipes mais tradicionais. O Auckland City venceu o Suva em casa por 3 a 0 e o Amicale, de Vanuatu, venceu o Western United das Ilhas Salomão por 1 a 0 fora de casa. As chances de pelo menos uma dessas equipes irem para a grande final são grandes.


Grupo C:
Aqui as duas equipes favoritas também venceram. O Hekari United, que inclusive foi campeão da OFC Champions League 5 anos atrás, venceu o Tafea por 3 a 2 fora de casa, enquanto o Team Wellington venceu o Tefana por 2 a 1 em casa.


O artilheiro da competição até o momento é o Silao Malo do Lupe Ole Soaga, com 5 gols em 4 jogos. Todos os gols foram marcados na fase pre-eliminar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Breve história da OFC Champions League

O maior vencedor da competição é o Auckland City, da Nova Zelândia, com 6 títulos entre 2006 e 2014. O segundo maior Waitakere United, do mesmo país, com 2 títulos. Além destes 8 títulos da Nova Zelândia, a Austrália tem 4 títulos distribuídos entre 4 equipes diferentes, Sydney FC, Wollongong Wolves, South Melbourne e Adelaide City.

Duas curiosidades da competição. O único vencedor que não vem do eixo Australiano-Novo-Zelandês é o Hekari United, da Papua Nova-Guiné, quando bateu o Waitakere United na final em 2010. Outro fato importante é que a Austrália não participa mais da OFC e se juntou a AFC, participando então da Champions League da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário