segunda-feira, 20 de julho de 2015

O curioso caso do Milsami, a cidade de Orhei e Ilan Shor

O Ludogorets, time da cidade de Razgrad, na Bulgária, chegou na fase de grupos da última Champions League escorado na jornada heroica do zagueiro romeno Cosmin Moti, que assumiu as luvas após a expulsão do goleiro e até pegou pênalti. 

Na atual Champions, o Ludogorets está na segunda fase da pré-Champions e, mesmo tendo vendido seu melhor jogador, Junior Caiçara, ainda conta com o mesmo Moti, Wanderson, Junior Quixadá e Marcelinho, brasileiros que já estavam no elenco ano passado e outros estrangeiros como o malgaxo Andrianantenaina, Andrei Perpelita (jogador da seleção romena), Jody Lukoki (holandês cria do Ajax), Virgil Misidjan (holandês), e contratou Cicinho (lateral do Santos) e está levando Jonathan Cafu, do São Paulo. 

O Ludogorets foi sorteado contra o Milsami, atual campeão da Moldávia. No primeiro jogo, em Razgrad, o Milsami surpreendeu e arrancou 1x0. Se não podemos dizer que são os favoritos, pelo menos suas chances aumentaram consideravelmente contra o Ludogorets. 

Mas, quem é o Milsami? O que time é esse que surgiu das cinzas e ganhou o Moldovão em cima do Sheriff e pode avançar de fase na pré-Champions? 
FC Milsami Orhei

O Milsami é o time da cidade de Orhei e de propriedade de Ilan Shor. O time combina o talento local da Moldávia com contratações de estrangeiros pontuais para reforçar o time, o que torna o resultado mais surpreendente ainda. O gol do Milsami foi marcado por Alexandru Antoniuc, jogador moldavo, que foi contratado por quatro anos pelo Rubin Kazan, mas que não vingou. 

Alexandru Antoniuc disputando com Steven Gerrard
Antoniuc verdadeiramente renasceu no Milsami. Antes de ir para o Rubin, o atacante jogava no Zimbru, maior time da Moldávia. Como segundo atacante, o jogador fez sucesso e, o Rubin, sendo o campeão russo, apostou no atleta. Em Kazan, o jogador participou apenas de três partidas e passou tempo emprestado no KAMAZ (time da segunda divisão russa) e também com o Zimbru, antes de ter seu contrato rescindido e pintar no Veris. 

Milsami - Campeão do último moldavião
O time joga no 4-5-1, com Radu Mitu, de 22 anos, surpreendendo no gol. A dupla de zaga é composta por dois africanos, o marroquino Rhadli e o nigeriano Shedrack. No meio o time joga com Cojocari e o croata Belak na volância e com Antonic, Antoniuc e Patras compõem o trio criativo. O capitão Romeo Surdu é o centroavante. 

Com Cristian Bud entrando no segundo tempo, o grande astro do time montou uma equipe competitiva que desbancou o Zimbru e agora luta por um lugar na última fase da pré-Champions. I melhor bem do clube, nesse caso, não é o seu plantel de jogadores mas, o grande destaque é o presidente Ilan Shor. 

Iurie Osipenco
Além de montar o time, Antes da temporada passada, o presidente tirou o técnico russo Georgi Yartsev e colocou o moldavo Iurie Osipenco. Osipenco, que se aposentou pelo Milsami em 2011, resolveu os problemas que causavam a inconsistência da equipe no moldavão e levou o time para novos patamares não só nacionalmente mas, também no continente. 

Jovem Ilan Shor com seu pai, Mirel
Ilan Shor é o atual dono da Dufremol. Filho de Mirel Shor, fundador da companhia, o magnata fez seu dinheiro e assumiu o controle de muitos negócios da cidade de Orhei. Mirel Shor tirou a família do poder da União Soviética já que sofria repressão por ser judeu, sendo minoria étnica. Ilan nasceu em 1987 em Tel-Aviv, Israel mas, com a independência da Moldávia conquistada em 1990, Mirel Shor voltou com sua família para Chisinau (capital) e usou sua riqueza em prol da causa humanitária judaica.

Dufremol
A Dufremol tem lojas Duty Free no aeroporto internacional da capital Chisinau e nos postos aduaneiros na fronteira com a Romênia e com a Ucrânia. Além da Dufremol, Ilan Shor é dono de canais de TV e dos dois maiores bancos da Moldávia. Shor construiu a maior parte de sua fortuna quando seu pai faleceu em 2005 e ele assumiu o controle do grupo com apenas 17 anos de idade.

O magnata levou a pequenina cidade de Orhei ao status de grande centro na Moldávia basicamente com sua própria riqueza. aos 28 anos de idade, Shor foi reeleito prefeito de Orhei no mês passado. Orhei também será a terceira cidade do pequeno país a sediar um jogo da UEFA. A capital Chisinau e Tiraspol (as duas maiores cidades do país) são experimentadas em receber jogos da Liga dos Campeões. 

Jasmine casando com Ilan Shor
Mas, Shor não é apenas um jovem magnata com dinheiro herdado de seu pai. Sua riqueza cresceu muito recentemente e o jovem se casou com a pop-star russa chamada Jasmine. A união é ainda mais interessante quando se leva em conta a ascendência judaica de Shor e a ascendência muçulmana da cantora. Outro fato interessante sobre o matrimônio é que, como Zlatan Ibrahimovic, Shor casou com uma mulher dez anos mais velha. Do seu primeiro casamento, com Vyacheslav Semenduev, a cantora teve seu filho Mikhail e, com Shor, tem uma bebezinha, Margarita. 

Ilan Shor
Mas, ultimamente, Shor tem sido alvo da maior controvérsia na história da Moldávia. O bilionário é acusado de seus bancos para fazerem empréstimos para suas empresas e transferir o dinheiro para empresas off-shore. O escândalo envolveria 10 bilhões de lei (moeda moldava), aproximadamente US$ 1bn. Shor também é acusado de manipular a concorrência para a abertura de lojas no aeroporto de Chisinau. Sendo o presidente do conselho da empresa que administra o aeroporto, a Avia Invest, as empresas de Shor ganharam as licitações para a venda de tabaco e bebidas no Duty Free de Chisinau.

A rápida ascensão do Milsami coincide com os mandatos de Shor na prefeitura e com a sua consolidação como homem mais rico da Moldávia. O presidente que disse que prefere um jogo do Milsami à um jogo do Barcelona teve sua reeleição para prefeito ameaçada já que em março, em plena campanha eleitoral, Shor ficou em prisão domiciliar por 30 dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário