segunda-feira, 20 de abril de 2015

Começa o futebol na Península Escandinava

Enquanto a maioria da Europa começa a entrar nas fases finais de seus campeonatos, as ligas da Península Escandinava começaram a menos de mês. A razão? O frio.

Muitos devem lembrar de como o Campeonato Russo tinha o mesmo calendário brasileiro até pouco tempo atrás, começando em fevereiro e terminando em novembro, por causa do frio intenso entre dezembro e janeiro.

No ano de 2011 a Rússia fez seu campeonato durar 1 ano e meio e assim de adequou ao resto do continente, com a pausa para o inverno sendo realizado no meio do campeonato, e não entre temporadas. Conversas sobre fazer o mesmo no Brasil surgiram mas não foram adiante.

Pois bem, por causa deste mesmo frio, Suécia, Noruega e Finlândia começam seus campeonatos somente em abril, jogam durante todo o verão europeu, e terminam em novembro.



Suécia: Allsvenskan 
Os suecos estão entrando na quarta rodada, mas já tem os 4 grandes no topo. IFK Goteborg lidera a tabela com 9 pontos, seguido por Elfsborg, Malmo FF (Clube que revelou o Ibrahimovic) e AIK todos com 7. Destaque para o sueco Oremo que já tem 3 gols marcados em apenas 4 jogos, sendo que 1 foi de pênalti.


Noruega: Eliteserien
Na Noruega todos jogaram 3 vezes até agora, o líder isolado é o Odd com 100% de aproveitamento até o momento, seguido por Valerenga e o grande Rosenborg, ambos com 7 pontos. Os artilheiros até o momento são os noruegueses Soderlund e Kamara, os dois tem 4 gols em 3 jogos, nenhum de pênalti.

Finlândia: Veikkausliiga
O menor dos três campeonatos também já está sendo liderado pelo maior do país, o HJK Helsinki. O time da capital tem 4 pontos em 2 jogos, mesma pontuação de Inter Turku e SJK, mas o saldo de gols de +2 coloca o Helsinki a frente. O interessante desta liga é o número de estrangeiros. Com duas rodadas gols já foram marcados por um japonês, um francês, um jamaicano, um bósnio, dois nigeriano e dois brasileiros. Um deles é o Matheus Alves que nunca atuou no Brasil e hoje joga no Lahti, e o outro é o Leandro Motta, que começou no Madureira e hoje atua pelo mesmo Lahti. O artilheiro é o finlandês Hambo com 2 gols.

Nos três campeonatos, o campeão vai para a Champions League e os vices e terceiros colocados para a Europa League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário