quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Super-Copas na Europa 2015

Abaixo está uma resumida básica dos maiores confrontos europeus entre o campeão nacional e o campeão da copa de cada país. A esquerda estará o classificado por vencer a liga, e a direita estará o classificado por vencer a copa. Confira:


Supercoppa Italiana (Itália)
Juventus 2 x 0 Lazio. A Velha Senhora levantou a taça da Supercoppa pela sétima vez, tornando-se o maior campeão da competição na Itália. Os gols foram marcados por Mandzukic e Dybala, dois estreantes pela Juventus.

Supercopa de España (Espanha)
Barcelona 1 x 5 Bilbao. Esta é a única dessas competições que é disputado em formato de ida e volta, ao invés de confronto único em campo neutro. Na ida, o Atletic Bilbao arrasou o Barcelona por 4 a 0. Na volta, no Camp Nou, o Barça conseguiu apenas um empate de 1 a 1.

FA Community Shield (Inglaterra)
Chelsea 0 x 1 Arsenal. Os Gunners levantaram a taça pela décima quarta vez. Oxlade-Chamberlain fez o gol da vitória no clássico londrino.

DFL-Supercup (Alemanha)
Bayern Munique 1 x 1 Wolfsburg. O Robben abriu o placar para o bávaros, mas Bendtner empatou aos 44 do segundo tempo. Nos pênaltis foi 5 a 4 para os lobos, Xavi Alonso errou o único chute da disputa.

Trophée des Champions (França)
PSG 2 x 0 Lyon. Jogo fácil para a equipe da capital, os gols foram marcados por Aurier e Cavani. Esse foi o quinto título do PSG.

Supertaça Cândido de Oliveira (Portugal)
Benfica 0 x 1 Sporting. No clássico da capital portuguesa, o campeão da copa saiu vitorioso. O gol foi de Carrillo aos 8 do segundo tempo.

Supercoupe de Belgique (Bélgica)
Gent 1 x 0 Brugge. O Gent levantou o título pela primeira vez com gol de Depoitre aos 43 do segundo tempo.

Johan Cruijff Schaal (Holanda)
PSV 3 x 0 Groningen. Vitória fácil pro favorito no confronto. De Jong marou duas vezes e o Maher fechou o placar. Esse foi o décimo título do PSV que é o maior campeão com 2 títulos a mais que o Ajax, segundo maior vencedor.

Turkiye Super Kupasi (Turquia)
Galatasaray 1 x 0 Buraspor. Oztekin deu ao Gala seu décimo quarto título, enquanto o Buraspor chegou ao seu terceiro vice.

Superkubok Rossii (Russia)
Zenit 1 x 1 Lokomotiv Moscow. Nos pênaltis, o Zenit levou a melhor 4 a 2 após um empate com gols marcados por Smol'nikov e Niasse. Hulk abriu a contagem para o Zenit e converteu seu chute.

UEFA Super Cup (Europa)
Barcelona 5 x 4 Sevilla. Esse foi o jogo mais eletrizante. O Sevilla fez 1 a 0, o Barça virou o jogo para 4 a 1, mas Ciro Immobile entrou e mudou o jogo, fazendo com que a equipe empatasse 4 a 4 e levasse a disputa para a prorrogação. Faltando 5 minutos para ir para os pênaltis, Pedro deu a vitória a equipe catalã.

No total, foram 7 vitórias dos campeões nacionais e 4 dos campões das copas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Futebol além do dinheiro: histórias que nos fazem amar o esporte

Hoje o amante do futebol vive em um mundo em que é sempre mais comum ouvir frases como "futebol é paixão.. mas também é negócio", aonde vemos jogadores sendo comprados por fortunas e defendendo equipes diferentes a cada proposta recebida.

Em meio a todas estas falsas juras de amor, estas transações visando puramente o lucro, e estes parasitas em nossos clubes, é bom ouvir histórias que demonstram o contrário. Histórias de amor, sacrifício e luta contra a maré. Histórias que fazem com que nós torcedores não perdemos a paixão incondicional que temos pelo maior esporte do mundo.

2015 foi um ano repleto destes episódios. Muitas vezes eles não foram capa de jornal, mas vale a pena destaca-las e conta-las para mostrar que o espírito verdadeiro do futebol respira.

Cavenaghi - 07/07/2011 - 05/08/2015 
Fernando Cavenaghi foi revelado pelo River Plate da Argentina no ano 2000. Se destacou ao ponto de sair para a Europa em 2004, passando pelo Spartak Moscow, Bordeaux e Mallorca até chegar no Internacional de Porto Alegre em 2011. Sua passagem pelo Brasil durou pouco, perdeu espaço na equipe devido ao limite de estrangeiros e acabou pedindo a rescisão de seu contrato no mesmo ano. Neste mesmo momento o gigante River Plate tinha sido rebaixado para a Segunda Divisão, e Cavenaghi, mesmo recebendo outras propostas para ganhar o dobro de salário, decidiu voltar a sua equipe do coração. No seu retorno a Buenos Aires, o atacante fez dupla com o Trezeguet e juntos conquistaram o título da Serie B e o acesso a Primeira Divisão. Uma semana atrás, Cavenaghi venceu a Taça Libertadores pelos "Millonarios".

Tevez - 26/06/2015
Todo amante do futebol acompanhou a fantástica passagem do atacante pela Juventus com muito prazer. Após afirmar que quase pensou em largar o futebol no Manchester City, o Carlitos brilhou na Itália conquistando um bicampeonato nacional e um vice-campeonato da Champions. Quando Tevez chegou ao auge da sua carreira, jogando no maior palco europeu e voltando a atuar pela sua seleção, ele fez o que muitos jogadores do seu nível consideram inimaginável: voltar ao seus clube de coração, o Boca Juniors. É claro que muitos sul-americanos voltam aos seus clubes de origem, especialmente os argentinos, podemos até citar Verón e Maxi Rodriguez como exemplos recentes. Mas Tevez não voltou aos 36 anos, não voltou em decadência, pelo contrário, Tevez voltou em sua melhor forma justamente para honrar a camisa que ama como se deve. Sabendo dos limites financeiros do Boca Juniors, ele forçou até uma saída de graça da Juventus, fazendo com que os clubes entrassem em acordo por futuras revelações para cobrir o valor do atacante. Isso sem contar todo o dinheiro que deixou de lado em salários.

Grafite - 30/07/2015
Todos lembram que o atacante Grafite se destacou no futebol jogando primeiro no São Paulo, e depois brilhando no exterior, especialmente no Wolfsburg, aonde conquistou uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Entretanto, o coração de Grafite ficou mesmo no Santa Cruz, clube que lhe deu sua primeira oportunidade de atuar debaixo dos holofotes depois de rodar por 3 anos por times minúsculos. Quando decidiu voltar ao Brasil, Grafite recebeu propostas da Serie A para atuar pelo Coritiba e Vasco, clubes grandes no cenário nacional e mundial. Entretanto, Grafite se sentiu em dívida com o Santa e voltou para Pernambuco para fazer parte de um projeto que vai além das 4 linhas. Em campo, Grafite hoje tem uma média de 1 gol por jogo na sua volta ao Tricolor e a equipe está com 100% de aproveitamento. Fora de campo, o marketing explodiu e o número de sócio torcedores duplicou.

Damien Duff - 15/07/2015
O Duff sempre será lembrado pelo que fez pela seleção irlandesa e por fazer parte da primeira geração do Chelsea milionário de Abramovic. No entanto, seu último ato como jogador com certeza só irá agregar a sua linda história no futebol. Aos 36 anos ele voltou para a sua cidade natal de Dublim para atuar pela sua equipe de infância, o Shamrock Rovers, pela qual nunca jogou. Até então um gesto bonito mas nada de extraordinário, se não fosse por uma pequena cláusula em seu contrato. Duff doará 100% de seu salário ao "Heart Children Ireland", organização mundial que ajuda crianças com doenças no coração. Organização pela qual Duff também tem forte ligação desde que seu filho nasceu com uma doença grave no coração.

Marcell Jansen - 08/07/2015
A demostração de amor nessa história é quase chocante para mim, pessoalmente. Jansen, lateral-esquerdo do Hamburgo e da seleção alemã, anunciou sua aposentadoria do futebol aos 29 anos após o Hamburgo não querer renovar seu contrato. Jansen começou no Borussia Monchengladbach (time da sua cidade natal), passou rapidamente pelo Bayern Munchen e chegou ao Hamburgo com 23 anos de idade. Nem o Gerrard foi capaz de se aposentar após deixar o Liverpool, equipe pela qual atuou a vida toda. Jansen precisou de "somente" 7 temporadas para decidir que o Hamburgo é o seu verdadeiro e único amor. Marcell Jansen garante estar 100% fisicamente e poderia continuar a jogar facilmente por pelo menos mais 6 temporadas, mas afirmou que nunca conseguiria beijar outro simbolo.

Avaí FC - 29/07/2015
Esta última história do ano é prova de que não são só os jogadores que abrem mão de dinheiro por paixões ou objetivos maiores no futebol. O Avaí Futebol Clube, de Santa Catarina, foi contra o que muitos clubes maiores já fazem, e recusou R$700 mil para levar o seu mando de jogo contra o Fluminense da Ressacada para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Para se ter uma noção de quantos são 700 mil reais para o Avaí, é o que o clube demorou 5 jogos para arrecadar neste Brasileirão jogando em seu estádio. Entretanto, a diretoria entendeu a importância não só para os jogadores de jogarem em seus domínios para lutar contra o rebaixamento, como para não desrespeitar o seu torcedor. Resultado? 11 mil pessoas foram ao estádio, o clube conseguiu 288 mil reais de renda, e venceu o jogo por 1 a 0 gol do André Lima. Hoje o Avaí está a 5 pontos da zona do rebaixamento. Pode-se dizer que os deuses do futebol premiaram o Leão pela sua atitude exemplar.

O futebol de hoje é assim, tem empresários, agentes e investidores que tornam o esporte em negócio, muitos jogadores entram nessa onda e ficam com fama de mercenários. É difícil até culpa-los quando a carreira de futebol dura em torno aos 15 anos. O importante é exaltar as histórias de destaque, as decisões que se tomam por amor e o dinheiro que se deixa de lado pela paixão. O futebol vive, é só ficar de olho.

Outros destaques:
-Lucarelli: capitão do Parma que continuará na equipe mesmo na Serie D.
-Plamen Markov e Hristo Yanev: ex-jogadores do CSKA Sofia que viraram diretores da equipe rebaixada para a terceira divisão búlgara para tentar reerguer a equipe.
-A última entrevista de Casillas como goleiro do Real Madrid.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Começou a CONCACAF Champions League! Confira a primeira rodada:

Começou a mais alta competição do continente norte-americano, a CONCACAF Champions League. São 24 times separados em 8 grupos de 3 times cada aonde somente o primeiro colocado avança para as quartas de final.

Confira os resultados do primeiro dia da competição em cada grupo:

Grupo A:
O Santos Laguna, do México, massacrou o W. Connection, de Trinidad e Tobago, por 4 a 0 em casa. A equipe "Verdiblanco" começaram muito bem e lidera o grupo. A terceira equipe do grupo é o Saprissa da Costa Rica, time que já venceu a competição e disputou o Mundial de Clubes. A vaga deve ser disputada entre o Saprissa e o Santos Laguna. No dia 20 de agosto o Saprissa enfrenta o W. Connection em casa.

Grupo B:
Nenhum jogo foi disputado ainda nesse grupo. A estreia do Grupo B vai ser amanhã, dia 6 de agosto, entre o Isidro Metapán de El Salvador contra o Herediano da Costa Rica. A terceira, e favorita, equipe do grupo é justamente o Tigres que joga a final da Libertadores contra o River Plate.

Grupo C:
No único jogo do grupo o Querétaro, ex-time de Ronaldinho, fez o dever de casa contra o San Francisco do Panamá e venceu por 2 a 0. A terceira equipe é o Verdes de Belize. O Querétaro é o favorito do grupo.

Grupo D:
O primeiro confronto do grupo também será amanhã entre o Central, de Trinidad e Tobago, contra o L.A. Galaxy, dos Estados Unidos, que conta hoje com o Gerrard. O Comunicaciones da Guatemala completa o grupo.

Grupo E:
Hoje a noite, dia 5 de agosto, teremos o primeiro jogo entre Club América, do México, e o Montagua de Honduras. A terceira equipe é o estreante Walter Ferretti da Nicaragua. O América é o favorito de longe.

Grupo F:
Este é o chamado "Grupo da Morte". Hoje a noite teremos o primeiro confronto entre o Seattle Sounders, dos EUA, e o Vancouver Whitecaps, único representante do Canadá. A terceira equipe é o tradicionalíssimo Olimpia de Honduras.

Grupo G:
Aqui tempo o Real Salt Lake, dos EUA, que apesar da pouca tradição conseguiu um resultado ótimo fora de casa ontem ao vencer o Municipal da Guatemala por 1 a 0 fora de casa. O pequeno Santa Tecla de El Salvador completa o trio.

Grupo H:
No último grupo temos o D.C. United (EUA), Árabe Unido (Panamá) e Montego Bay United (Jamaica). O primeiro jogo é amanhã entre o Árabe Unido e o Montego Bay United.


sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sorteio Copa do Mundo 2018: Europa

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na Europa:

Aqui o formato é simples, 54 equipes são separadas em 9 grupos. Os 9 primeiro colocados vão direto para a Copa, enquanto os 8 melhores segundo colocados serão sorteados para jogar um mata-mata de ida e volta entre eles para definir os outros 4 classificados.

Grupo A:
As duas favoritas são justamente as duas melhores colocadas no ranking. Mas se alguém der bobeira a Suécia de Ibra estará logo atrás.


Grupo B:
Portugal pelo talento e a Suíça pela disciplina tática são os favoritos, não devem ter maiores problemas.


Grupo C:
Alemanha deve disparar logo aqui. O segundo lugar está entre a República Checa, Irlanda do Norte e Noruega.


Grupo D:
O fato inusitado do País de Gales ser cabeça de chave criou esse grupo equilibrado. A Áustria em teoria deveria terminar em primeiro, o País de Gales tem o Bale mas a Sérvia e a Irlanda são países difíceis de serem batidos.


Grupo E:
Outro grupo equilibrado, aqui as duas primeiras colocação estão entre Romênia, Dinamarca e Polônia, mas também não seria inimaginável se Montenegro ou Cazaquistão dessem alguns problemas.


Grupo F:
A Inglaterra é a única equipe grande aqui, e mesmo em momento conturbado o grupo fraco deve facilitar a ida do English Team para a Copa. A segunda colocação está justamente entre a Eslováquia, de Hamsik, e a Escócia, de Fletcher. 



Grupo G:
Espanha e Itália disputam a primeira colocação. Muito dificilmente outra equipe chegará perto.


Grupo H:
Bélgica e Bósnia devem terminar na primeira e segunda colocação respectivamente. Normalmente a Grécia brigaria no topo, mas a campanha nas eliminatórias da Euro é tão fraco que é difícil imaginar que os gregos possam melhorar tanto em tão pouco tempo.


Grupo I:
Este grupo deve ser o mais equilibrado. Tirando a Finlândia, qualquer equipe pode se classificar para a Copa do Mundo, só Croácia está um pouco a frente. 


Sorteio Copa do Mundo 2018: África

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na África:

Apesar do grande número de países, a CAF elimina muitos de seus primeiros participantes logo de cara.


Estas equipes se enfrentam ida e volta entre os idas 5 e 13 de outubro. as 13 vencedores avançam para a próxima fase que também é mata-mata. Veja:


Depois, as 20 equipes restantes serão distribuídas em 5 grupos de 4 equipes, aonde somente o primeiro colocado de cada irá para a Copa do Mundo. 

Sorteio Copa do Mundo 2018: América do Sul

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na América do Sul:

Aqui o formato é simples pelo número baixo de países. 1 grupo, 10 equipes, pontos corridos ida e volta, os primeiros 4 vão pra Copa do Mundo e o quinto vai para a repescagem contra o campeão da Oceania, que deve ser a Nova Zelândia.

Confira a tabela da primeira rodada:


Sorteio Copa do Mundo 2018: CONCACAF

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na América do Norte:

Neste canto do mundo, as eliminatórias estão na terceira e última fase de mata-mata, confira os jogos:


Os 6 vencedores irão se juntar a mais 6 equipes para formar 3 grupos de 4 países cada. Os vencedores dos jogos 1 e 2 irão para o Grupo A, 3 e 4 para o Grupo B e 5 e 6 para o Grupo C. Veja abaixo as equipes que esperam os adversários já na quarta fase:

Grupo A:
México é o cabeça de chave e favorito deste grupo. Se der a lógica, El Salvador e Canadá devem entrar aqui.


Grupo B:
O cabeça de chave aqui é a Costa Rica que fez uma grande Copa no Brasil, mas vale destacar o desempenho do Panamá na Copa Ouro conquistando a terceira colocação e ficando fora da final injustamente. Se não houver surpresa, Haiti e Jamaica devem entrar aqui e formar o grupo mais equilibrado.


Grupo C:
Aqui os Estados Unidos são amplos favoritos, mas a campanha na Copa Ouro foi fraca e pode ter abalado a equipe. A Guatemala deve vencer Antígua e Barbuda, mas o confronto entre Aruba e São Vicente e as Granadinas é equilibrada. 


Os dois primeiros de cada grupo avançarão e formarão um grupo de 6 equipes. As primeiras 3 vão direto para a Copa enquanto a quarta equipe irá para a repescagem com o representante da Ásia. 

Sorteio Copa do Mundo 2018: Ásia

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na Ásia:

A primeira rodada de mata-mata já se foi, agora estamos na segunda fase com 8 grupos de 5 equipes. Todos os primeiros colocados, e os 4 melhores segundo colocados, irão para a fase final. Confira os grupos:

Grupo A:
A Arábia Saudita deve terminar em primeiro enquanto a Palestina e os Emirados Árabes devem brigar pela segunda colocação. Em teria, pelo menos.


Grupo B:
A Austrália é favorita disparada. Jordânia também vai bem e o Quirguistão é a surpresa até o momento.


Grupo C:
Apesar da China ser favorita, Hong Kong vem sendo uma das maiores surpresas não só da Ásia, mas de todo o mundo, com 100% de aproveitamento.


Grupo D:
Outra zebra enorme é o Guam, a pequena ilha com poucos mil habitantes está 100% e já venceu por exemplo a Índia que tem uma população de mais de um bilhão de pessoas. Em teoria, o Irã é o favorito do grupo.


Grupo E:
Este grupo está mais embolado. Japão é o favorito claro, mas Singapura e Síria vem bem também. O Afeganistão corre por fora e a Cambójia deve ser o saco de pancadas.


Grupo F:
A Tailândia vem forte com duas vitórias em dois jogos. O Iraque ainda não jogou ainda mas deve ficar em primeiro. Vale lembrar que a Indonésia foi desclassificada por interferência do governo do campeonato local.


Grupo G:
A Coreia do Sul é de longe a melhor equipe e vai confirmando o favoritismo. A briga pela segunda colocação deve mesmo ficar entre Líbano e Kuwait.


Grupo H:
Estre grupo é interessante, a Coreia do Norte quer voltar a Copa do Mundo que não disputa desde 2010, mas as Filipinas também estão 100% após 2 jogos. Uzbequistão teve ótima campanha nas eliminatórias da última Copa mas perdeu sua primeira partida e precisa se recuperar.


Na próxima fase as 12 equipes serão separadas em 2 grupos de 6 equipes. As primeiras duas de cada grupo se classificam para a Copa, enquanto as duas terceiras colocadas se enfrentaram ida e volta para ver quem irá para a repescagem contra o quarto colocado da CONCACAF.

Sorteio Copa do Mundo 2018: Oceania

O sorteio recente da FIFA definiu todos os caminhos para chegar a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Confira o caminho traçado na Oceania:

Logo de cara 3 destes 4 países serão eliminados. 6 jogos no total, 3 de ida e 3 de volta, e somente 1 irá avançar para segunda fase.


Na segunda fase serão dois grupos de 4 equipes. O vencedor da primeira rodada entra no Grupo A enquanto o Grupo B já está definido. 

De cada grupo se classificam 3 equipes, a única diferença entra as primeiras duas e a terceira é que a terceira equipe não se classifica para a Nations Cup (a "Copa América" da Oceania).



Os 6 países que avançarem irão formar outros 2 grupos de 3 times cada aonde o primeiro colocado de cada grupo irá jogar uma final. O vencedor desta final irá para um confronto de ida e volta contra quinto colocado da América do Sul para carimbar a passagem para a Rússia.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Terceira Rodada pré-Champions: agora ficou sério

Parafraseando o grande poeta contemporâneo, amado e reverenciado pela grande massa, Mr. Catra - Atenção, senhoras e senhores, que vai começar a festa!

A partir de hoje, a Champions entra em modo competição com alguns dos melhores times da Europa entrando na competição e se de-gladiando para ver quem passa para a última rodada dos playoffs. 

Vai começar a p******!

1. CSKA Moscou x Sparta Praga

Nova camisa do CSKA. Na foto, o setor defensivo do time. 
O CSKA recebe na primeira perna o Sparta e tenta segurar principalmente o ataque do time checo, mesmo sendo o Sparta mais balanceado dos últimos tempos. A contratação de Martin Frýdek do Slovan Liberec e a volta de Josef Husbauer depois de seis meses frustrantes no Cagliari dão uma sólida sustentação à um meio campo ainda composto por Marek Matejovsky, Ladislav Krejci e Borek Dockal. O alvo dos passes é David Lafata, artilheiro das últimas três transferências do campeonato checo. Sem novidades, o CSKA espera que a experiência de Bibras Natcho e Pontus Wernbloom sustente a velocidade de Zoran Tosic, Alan Dzagoev e Roman Eremenko. Destaque para o nigeriano Ahmed Musa, que é o único jogador de destaque a restar nos últimos anos. 

2. Panathinaikos x Club Brugge

Troca no uniforme: Puma substitui a Adidas depois de 10 anos.
Em Atenas, no acanhado Apostolos Nikolaidis, o Panathinaikos recebe a segunda força belga, o Club Brugge. Os belgas escorados em Felipe Gedoz na criação de jogadas e os gols de Tom De Sutter. Na destruição Timmy Simmons, de volta ao meio desde que voltou para o Brugge, lidera o sistema defensivo que conta com Sinan Bolat (passagens por Benfica, Galatasaray e Standard Liege) no gol e com a adição de Stefano Denswil, que projetou ser um bom zagueiro na base do Ajax mas, precisa de rodagem no profissional. Já o Panathinaikos vem numa combinação de nomes estabelecidos no futebol grego. O ataque é composto por Marcus Berg, que jogou a última Champions pelo Malmö mas de histórico excelente no Panathinaikos, e Nikos Karelis. O meio vem com Sotiris Ninis na criação junto com Danijel Pranjic. Ninis até hoje é o maior criador grego e Pranjic, desde que saiu do Bayern em 2012, se reencontrou no Panathinaikos. A zaga conta com Stathis Tavlaridis, eterno reserva da seleção grega, e Simon Thelander, revelação do Malmö e da seleção sueca. 

3. Fenerbahçe x Shakhtar Donetsk
Mesmo com Van Persie, Diego ainda é o dono do time.
Talvez o principal confronto dessa fase da pré-Champions, o Fenerbahçe recebe hoje o Shakhtar cheio de incógnitas. Com as saídas de Luiz Adriano, Fernando, Ilsinho e Douglas Costa, o time está construído ao redor de Alex Teixeira e ainda conta com Marlos, Taison, Marcio Azevedo, Wellington Nem, Ismaily, Dentinho, Bernard e com Eduardo da Silva mais uma vez. A incógnita é saber quando a provável suspensão de Fred, por ter sido pego no anti-doping por hidrocloratiazida durante a Copa América, se torna efetiva pois, com certeza, o atleta deverá ter uma suspensão se culpado de doping. O Fenerbahçe vem relativamente igual para esta temporada. O destaque vai para adição de Simon Kjaer, zagueiro potente dinamarquês de boas passagens por Palermo e Lille, e, para a revolução dos antigos no ataque que agora conta com Nani, Robin Van Persie e Fernandão. No meio, a adição de Souza, vindo do São Paulo, pode fortalecer ainda mais o futebol de Raul Meirelles e ajudar Mehmet Topal a voltar para a zaga. 

Para os que não lembram, Fernandão surgiu no Furacão pouco antes de 2010, teve péssima passagem pelo Palmeiras e teve ótimo 2012 pelo Bahia. Depois, foi artilheiro do turcão pelo Bursaspor e agora conseguiu uma vaga no Fenerbahçe. 

4. Young Boys x Mônaco

El-Sharaawy tem tudo para estourar no principado
Na capital da Suíça, Berna, o Young Boys tentará surpreender o Mônaco mesmo que seu técnico, Uli Forte, já não espere mais a classificação. Os suíços vem com sua nova contratação, Miralem Sulejmani, que promete dar muita velocidade na ponta (Sulejmani é uma espécie de Maikon Leite, versão Palmeiras, corre mas não pensa) e, no ataque, o atacante Guillaume Hoarau é o principal nome já que reencontrou a magia e o faro de gol muito tempo depois de deixar o PSG. O Mônaco vem com sua nova contratação, Stephan El-Sharaawy, esperando reencontrar a forma de 2012, mas, com uma mistura de jovens e veteranos interessantes. Por empréstimo vieram Marco Pasalic, do Chelsea (depois de ótima temporada pelo Elche ano passado) e Adama Traoré, do Barcelona (esperança de ser a nova commodity de La Masia). Em definitivo, veio Ivan Cavaleiro, que fez um europeu sub-21 sublime, junto com Bernardo Silva por Portugal. Todos são liderados por Leonardo Jardim, técnico português jovem, que deu um nó tático em Arsene Wenger ano passado para avançar para as quartas de final. 

Depois de anos de Adidas, agora o RB Salzburg é Nike
5. Red Bull Salzburg x Malmö

O Red Bull Salzburg recebe o Malmö amanhã para tentar impedir que o time sueco chegue duas vezes seguidas à fase de grupos da Champions League. Após perder vários jogadores para o futebol alemão após o sucesso de seu ex-técnico Roger Schmidt no Leverkusen, o Salzburg vem com a zaga liderada por Martin Hinteregger, promessa da Áustria e titular da seleção, e Duje Caleta-Car, experiente croata, o meio ainda é ancorado por Cristoph Leitgeb mas o ataque ainda é a maior força do time. Liderado por Jonathan Soriano, produto de La Masia, o Salzburg ainda tem Yordy Reina, reserva da seleção peruana, e Havard Nielsen, artilheiro do campeonato norueguês. O Malmö também vem sofrendo perdas dos seus jogadores principais mas, liderados pelo ataque composto por Markus Rosenberg (passagens por Ajax, Hamburgo, Málaga, Panathinaikos e seleção sueca) com Tobias Sana, de volta depois de não obter sucesso no Ajax, o time sueco pode complicar a vida dos austríacos.


6. Steaua Bucareste x Partizan Belgrado

Constante: A parceria Adidas/Partizan continua forte. 
Esse conflito teria sido muito interessante no final dos anos 80 e no inicio da década de 90 mas, hoje, são dois times lutando para competir na Europa com orçamento mais que limitado. Com o dono Gigi Becali preso, o Steaua quase foi a falência ano passado. O time conta com a base da seleção romena e o atacante Gregory Tadé, da França, é a esperança de gols. O Partizan, por sua vez, conta com a experiência de Sasa Ilic, o interminável, e Andrija Zivkovic no meio campo. No ataque, Ivan Saponic e Valery Bojinov são os convocados para furar a defesa do Steaua. 





7. Rapid Viena x Ajax 

Pré-Temporada: Veterano Heitinga lidera a corrida
No Ernst-Happel-Stadion, sede abertura da Euro 2010, o Rapid Viena recebe o Ajax. O Rapid Viena ancorará sua defesa no desempenho de Mario Sonnleitner, o meio ficará a cargo de Thanos Petsos, Peter Hlinka, Steffan Hoffmann e Srdjan Grahovac, e o ataque do Rapid se resumirá a alguma tentativa de cabeça de Philipp Prosenik. Se ano passado, o Ajax já tinha qualificado sua base com o renascimento de Arkadiusz Milik, a saída de Ricardo Kishna parece que não será sentida. O time é uma potência ofensiva. No gol, Jasper Cillessen garante poucos gols no clube e na seleção holandesa. Na zaga, a volta de John Heitinga aumenta muito o nível de experiência do setor, que ainda conta com Ricardo Van Rhijn, Joël Veltman e Nicolai Boilesen. No meio, Davy Klaasen é o veterano do time, mesmo com apenas 22 anos. Junto com Thulani Serero, Lasse Schöne e Daley Sinkgraven devem municiar o ataque. Além de Milik, o ataque conta com Anwar El-Ghazi, maior promessa da base holandesa dos últimos tempos, e Viktor Fischer, que, se recuperar a forma de 2013, voltará fortíssimo. Além de Yaya Sanogo, o Ajax trouxe Vaclav Cerny. Cerny projeta ser o melhor jogador checo no futuro e por muito tempo. Esse jovem jogador é visto com tantos bons olhos que os desenvolvedores do jogo Football Manager consideram ele a maior promessa da última edição.  

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Champions League - destaque da segunda eliminatória

A segunda rodada da pré-Champions passou e, enquanto vários favoritos confirmaram seu status, outros sofreram uma visita do caos e deixaram a vaga escapar por entre os dedos. 

Entre os favoritos, Partizan, Celtic, Molde e Dinamo Zagreb não sofreram pra se classificar. O Molde perdeu do Pyunik em Yerevan, capital da Armênia, por 1x0 mas, como construiu um placar de 5x0 na Noruega, a derrota não fez diferença no resultado. 

Destaques

Entre os favoritos que sofreram, destaque vai para o Malmö, pro APOEL Nicósia, pro Videoton e pro Steaua Bucareste. Esses escaparam pelo fio da navalha e precisam melhorar para continuar avançando. 

Malmo (azul) x Zalgiris (verde)
Na primeira perna, o Malmö empatou sem gols na Suécia com o Zalgiris Vilnius, atual campeão da Lituânia. Na volta, o Malmö sofreu e fez apenas um jogo burocrático que lhe rendeu o 1x0 que garantiu a classificação. O gol do defensor Anton Tinnerholm empurrou o Malmö na competição e agora os suecos vão pegar o Red Bull Salzburg, da Áustria. 






Apoel (amarelo) x Vardar (rubro-negro)
O APOEL Nicósia já até chegou nas quartas de final da Champions mas, teve que suar pra ganhar do Vardar Skopje, o atual campeão da Macedônia. Tendo jogadores com vasta experiência em Champions League, o APOEL não deveria sofrer para ganhar do time que é a base da seleção da Macedônia mas, a vitória por gols fora de casa denota exatamente isso. O APOEL segurou o Vardar em casa num empate sem gols mas, o atacante Tomás De Vicenti, atacante argentino que foi comprado em definitivo junto ao Olympiakos, fez o gol da classificação em Skopje. Nos acréscimos, o Vardar empatou com o zagueiro Blagojce Ljamcevski, mas, não conseguiu superar o APOEL, que agora vai pegar o Midtjylland, da Dinamarca. 

Videoton (azul) x The New Saints (alvi-verde)
O Videoton, campeão do campeonato húngaro, sofreu para ganhar do campeão do campeonato galês, o The New Saints, e quase deixa a vaga escapar em casa. Após fazer 1x0 com o meia Ádám Gyurcsó no País de Gales, o Videoton sofreu um gol do atacante Matthew Williams em casa. O gol do The New Saints levou a partida à prorrogação e o mesmo Ádám Gyurcsó foi o herói da classificação dos húngaros. O Videoton, na próxima rodada, vai decidir o confronto fora de casa contra o BATE Borisov, da Bielorússia. O BATE pode até ser o saco de pancadas da Champions mas, já tem múltiplas participações e o Videoton só chegou uma vez à fase de grupos. 

Trencin (branco) x Steaua (vermelho)

O Steaua está passando uma fase terrivelmente conturbada após a prisão justa (ao que tudo indica) de seu dono, o magnata Gigi Becali. Sem o dinheiro, tem sido difícil montar equipes competitivas no cenário europeu. Tendo garantido o 1x0 contra o Trencin, na Eslováquia, o Steaua voltou para Bucareste apenas interessado em se defender. Na volta, o jovem Wesley, de apenas 18 anos, lutou, mas, seus dois gols não foram o bastante para classificar o Trencin já o Steaua fez dois. 

Surpresas

Tivemos duas surpresas nesta fase da pré-Champions. As derrotas de Maribor e Ludogorets tiraram dois times que eram amplos favoritos em seus confrontos e que já tem experiência de Champions League. 

Maribor (roxo) x Astana (amarelo)
O Maribor foi até o Cazaquistão pegar o Astana com 1x0 conquistado na Eslovênia, em casa. Com o camisa 10 da seleção macedônia, Agim Ibraimi, fazendo a criação, o Maribor era favorito a retornar a Champions mas, inspirados pelo colombiano Roger Cañas, o Astana amassou o Maribor e fez 3x1. O placar eliminou o time campeão da Eslovênia.





Ludogorets (verde) x Milsami(branco)
O Ludogorets foi o time que mais passou por transformações. Perdeu Junior Caiçara, seu grande jogador, para o Schalke, levou Cicinho do Santos e Jonathan Cafu do São Paulo e com eles ainda trouxe Andrei Prepelita, meia da seleção romena. Ainda com Wanderson, Junior Quixadá e o zagueiro Cosmin Moti, o time entrou na pré-Champions para pegar o Milsami Orhei, o campeão da Moldávia. Em Razgrad, o Milsami fez 1x0 com Antoniuc. Na volta, em Orhei, o Milsami ganhou de 2x1 do Ludogorets, time que empatou com o Liverpool na fase de grupos da última Champions. 

Europa League: destaques da segunda rodada pre-eliminar

Mais de 100 equipes disputam a Europa League todo ano, afinal, 50 das 54 federações europeias tem 3 vagas para a competição, enquanto as demais tem 2 ou 1.

Antes de chegar a fase de grupos, quando entram as equipes de maior porte, a competição passa por dezenas de partidas pre-eliminares. Muitas vezes esses confrontos são entre equipes minúsculas no cenário mundial, mas mesmo assim emoção é que não falta. Confira abaixo os destaques:

Kukesi (Alb) 4 - 2 Mladost Podgorica (Mon) (ag. 4-3)
A equipe da Albânia reverteu o placar negativo fora de casa e goleou em seus domínios. Apesar das equipes não serem de grande importância fora de seus países, o destaque vai para o terceiro gol do Kukesi que foi marcado pelo Erick Flores. O atacante surgiu no Flamengo, passou por Ceará, Náutico, Avaí, ABC, São Bernardo, Fortaleza, entre vários outros. Hoje, ele está marcando gols na Europa League.

Debrecen (Hun) 9 - 2 Skonto Riga (Let) (ag. 11-4)
O destaque do jogo é a goleada. Não é todo dia que se veem 11 gols em uma competição europeia sem ter o San Marino envolvido, especialmente quando o placar do jogo de ida foi um empate.

Botosani (Rom) 0 - 3 Legia (Pol) (ag. 0-4)
Apesar de ter vencido em casa pelo placar mínimo, o Legia da Polônia goleou fora. Destaque para o primeiro gol que foi do brasileiro Guilherme. O meio-campista nunca atuou no Brasil, mas rodou pelo Portugal antes de ir para o Legia.

UCD Dublin (Irl) 1 - 5 Slovan Bratislava (Esq) (ag. 1-6)
Era previsível que o Slovan passaria e até com certa facilidade. O destaque vai para o atacante Eslovaco, Robert Vittek. Esse mesmo, que marcou vários gols na Copa de 2010 pela sua seleção e mantém até hoje e recorde maior goleador pela seleção da Eslováquia. Ontem, ele marcou 3 dos 5 gols.

Hajduk Split (Cro) 4 - 1 Koper (Esl) (ag. 6-4)
O gigante croata Hajduk Split foi surpreendido fora de casa ao perder por 3 a 2 contra o Koper da Eslovênia, mas em casa reverteu a situação sem muitas dificuldades. Destaque para o brasileiro Jefferson que marcou o segundo gol aos 40 do primeiro tempo. Jefferson nunca atuou no Brasil, mas surgiu em equipes pequenas no futebol português.

PAOK (Gre) 6 - 0 Lokomotiva Zagreb (Cro) (ag. 7-2)
O PAOK perdeu por 2 a 1 na Croácia, mas na Grécia a história foi completamente diferente. Com pouco mais de meia hora de jogo já estava 4 a 0, e os gregos fecharam o placar com mais dois na etapa complementar.

Thun (Sui) 2 - 1 Hapoel Be'er Sheva (Isr) (ag. 3-2)
O time de Israel saiu de casa com somente um empate, mas surpreendeu os suíços abrindo o placar fora de casa aos 6 minutos de partida. Felizmente para o Thun, o português Nelson Ferreira estava em noite inspirada e virou o jogo para os donos da casa.

Birkirkara (Mal) 1 (3) - (5) 0 West Ham (Ing) (ag. 1-1)
Já o fato do pequeno Birkirkara de Malta ter perdido por somente 1 a 0 fora de casa é chocante, mas conseguir levar o confronto contra uma equipe vastamente maior para os pênaltis é para ficar na história do clube. Miccoli abriu o placar aos 15 do primeiro tempo. Isso mesmo, o italiano Miccoli que jogou no Parma, Palermo, Lecce, entre outros. os Malteses seguraram o placar por 120 minutos mas nos pênaltis a camisa londrina pesou. 5 a 3 para os visitantes foi placar da marca do cal. 

Confira abaixo os confrontos da próxima rodada, já com equipes maiores como Sampdoria e Bordeaux:

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia Do Amigo - 10 parcerias do futebol

Em nome do Dia do Amigo, nós do Futebol Sem Limites viemos aqui lembrar de 10 parcerias que fizeram estrago nos gramados ao longo do anos.

1. Gary Neville e David Beckham 

Os ingleses são parceiros desde o início de suas carreiras no Manchester United e levaram o mesmo entrosamento para a seleção. Além de tomar conta do lado direito do Manchester United e seleção inglesa, Gary Neville e David Beckham desenvolveram grande amizade. 






2. Marcelo e Cristiano Ronaldo
Se o português tem um amigo no Real Madrid, este é Marcelo. As mostras públicas de carinho entre o português e o brasileiro são frequentes e o lateral geralmente é o primeiro a aparecer nas comemorações após gols. Além disso, os dois tem um bom entrosamento e desenvolveram uma boa linguagem no campo quase como corda e caçamba. 






3. Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski

Pouco após Schweini entrar no time do principal do Bayern, Podolski foi trazido do Colônia para tentar turbinar o ataque a nível internacional. Os dois trouxeram a amizade da seleção de base para sua carreira profissional e, dizem as más línguas, que essa foi a causa de uma suposta queda de rendimento da dupla em 2008. Enquanto Podolski continuou a definhar entre o banco e a mera composição do elenco, Schweinsteiger resolveu amadurecer e virou o volante tri-vice e campeão da Champions. Os dois retomaram o vínculo com força após muitos apenas se vendo na seleção alemã. 

4. Mesut Özil e Sergio Ramos

O meia armador alemão e o zagueiro espanhol são amicíssimos dentro e fora de campo. Além de encantar a torcida do Santiago Bernabéu, a amizade entre os dois era evidente dentro de campo e fora dele. Sérgio Ramos ajudou Özil a se adaptar em Madrid e o alemão é muito grato por isso. Como presente, o meia autografou e deu ao amigo a sua última camisa de jogo usada no Real Madrid. 



5. Robinho e Diego

Essa parceria rendeu ao Santos o apelido de "meninos da vila" e o título do brasileirão de 2002, o último da era mata-mata. Robinho e Diego tinham quase uma parceria telepática entre si e, discutivelmente, fizeram parte do melhor time brasileiro a não participar das Olimpíadas. Diego como armador e Robinho como segundo atacante fizeram miséria nas defesas por aqui e isso rendeu à Diego uma ida ao Werder Bremen e uma sólida carreira na Europa e a Robinho uma ida ao Real Madrid e transferências lucrativas pela Europa. 

6. Ronaldo e Rivaldo

Essa parceria fez o ataque internacional mais temido do início do século XXI. Se na defesa, o Brasil foi suspeito nas copas de 1998 e 2002, o ataque comandado pelo pernambucano de Paulista e pelo carioca foi um dos melhores de toda a história da seleção brasileira. Basicamente carregando o Brasil nas costas, esses dois são as maiores razões pelo título de 2002. 





7. Andrea Pirlo e Alessandro Nesta

Presentes na seleção italiana juntos nas copas de 2002 e 2006, os dois eram companheiros de quarto e notórios adversários no Playstation. Em seu livro, Pirlo conta que dividiu a tarde antes da final da Copa de 2006, disputada por França e Itália, entre sonecas e jogos no Playstation contra Nesta. O jogador também admitiu que usava o Barcelona. 



8. Diego Simeone e Germán Burgos

Os dois fizeram carreira na seleção argentina jogando juntos por muito tempo e se encontraram profissionalmente no Atlético de Madrid. Agora, após largarem as chuteiras, Burgos é o auxiliar técnico de Diego Simeone no comando do Atlético de Madrid e os dois tem quase uma relação não só de amizade mas também Burgos parece oferecer ajuda inestimável ao amigo. 

9. Lionel Messi e Thiago Alcântara

Essa dupla foi lançada em fases distintas de La Masia e não foi vista em campo por várias vezes mas, tem alguns vínculos que vão muito além das quatro linhas. A maior demonstração de amizade dessa dupla foi por parte de Messi, que colocou o nome do seu filho primogênito de Thiago. 






10. Steven Gerrard e John Terry

Os dois capitães da seleção inglesa na última década tiveram vidas conturbadas fora de campo e um foi parceiro do outro nas baladas da vida e no sistema defensivo da Inglaterra. Desde a época de Sven-Göran Eriksson à frente da seleção, os dois eram os alicerces do time. Jogadores e técnicos passavam mas, Gerrard e Terry eram constantes no English Team.