A UEFA confirmou que a sede da final da Champions League 2016-2017 será o Millennium Stadium, em Cardiff, a capital do País de Gales.
O estádio é a casa da seleção do País de Gales, que tem como destaque Gareth Bale, e da união de rúgbi, que é a dona do estádio.
Cardiff Arms Park |
No lugar do Millennium Stadium, ficava o Cardiff Arms Park, que era casa do time de rúgbi Cardiff RFC e da seleção galesa até 1970. Neste ano, foi iniciada uma construção, que só acabaria em 1984, do novo estádio nacional, no lugar do Cardiff Arms Park para receber, além da seleção de futebol e do Cardiff RFC, receber também os jogos da seleção de críquete.
Com a incumbência de receber a Copa do Mundo de Rúgbi de 1999, a partir de 1995, começaram os planos para se re-desenvolver o estádio. Cabendo apenas 54 mil pessoas, o estádio era menor que outros grandes campos de rúgbi como Twickenham (Londres) que cabe 75 mil, o Murrayfield (Edinburgo) que cabe 67 mil e, o Stade de France, que foi construído para a Copa do Mundo de 1998, que recebia 80 mil pessoas.
National Stadium |
Também, por causa da tragédia de Hillsborough, medidas de segurança reduziram a capacidade do estádio para 47500 pessoas, todas sentadas.
Para receber a Copa do Mundo de Rúgbi, foi decido se construir um estádio de três anéis e teto retrátil, se tornando o terceiro estádio na Europa com teto retrátil (na época, apenas a Amsterdam Arena, para 50 mil pessoas e o Gelredome, para 30 mil pessoas em Arnhem, também na Holanda).
No final da construção, o Millennium Stadium tinha substituído o National Stadium, a piscina pública Wales Empire Pool, o Cardiff Telephone Exchange, o prédio da Reserva e o prédio da previdência social do País de Gales.
Millennium Stadium |
Atualmente, o estádio não foi remodulado após a sua construção. Conforme a configuração original, o estádio comporta 74500 mil pessoas todas sentadas em três anéis. Uma das coisas mais interessantes, além do teto retrátil, é que o estádio é casa para uma águia, que é usada para espantar pombos e gaivotas do estádio.
O Millennium Stadium foi usado em várias ocasiões para o futebol. Além de ser a casa permanente da seleção galesa até 2011, o estádio recebeu as finais da FA Cup, da Copa da Liga Inglesa, a final e os play-offs do acesso para a Premier League, o Community Shield e a Challenge Cup enquanto o Wembley era reformado. Além disso o estádio recebeu partidas das Olimpíadas de 2012, sendo uma delas o evento inaugural dos jogos, a vitória da seleção feminina do Reino Unido por 1x0 contra a Nova Zelândia.
Millennium Stadium - Teto Fechado |
O estádio é também alvo de algumas controvérsias. Após o País de Gales e a Escócia desistirem de sediar a Euro 2016, a federação galesa fez uma proposta formal para sediar três jogos da fase de grupos e uma partida oitavas ou quartas-de-final da Euro 2020, que será um torneiro itinerante com sedes em 13 países diferentes.
As sedes foram eleitas por votação e o Millennium Stadium perdeu do Hampden Park (Glasgow), que foi a final da Champions de 2002, onde o Real Madrid fez 1x0 no Bayer Leverkusen com voleio mágico de Zidane em assistência de Roberto Carlos. Como prêmio de consolação, o Millennium Stadium vai sediar a final da Champions em 2017.
Como curiosidade, no filme Extermínio, a cena do estádio Wembley foi filmada no Millennium Stadium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário