terça-feira, 30 de junho de 2015

Friends Arena - Conheça a sede da final da Europa League 2016-2017

Hoje foi anunciado que a Friends Arena, em Solna, região metropolitana de Estocolmo, foi eleito sede da final da Europa League da temporada 2016-2017. 

Rasunda Stadium - 1958
A Friends Arena substituiu um templo sagrado do futebol e muito especial para nós brasileiros. O estádio veio para substituir o mitológico Rasunda Stadium, estádio principal da Copa de 1958. O Rasunda foi o primeiro estádio de Copa do Mundo a ser removido.

Foi neste estádio que um rapaz de 17 anos recebeu a bola na área, matou no peito, com o quique da bola, chapelou um zagueiro e afundou para o fundo redes dando a Bellini a chance ser o primeiro brasileiro a levantar a taça Jules Rimet. O rapaz era Edson Arantes do Nascimento, conhecido ao redor do mundo como Pelé.

Rasunda Stadium - 2012
A casa do AIK, o terceiro maior time da Suécia, foi o primeiro estádio a sediar as finais da Copa do Mundo masculina e também da Copa do Mundo feminina, em 1995. O Rasunda Stadium era, na maioria das vezes, casa da seleção sueca, dividindo a seleção com o estádio Ullevi, em Gotemburgo. 

No último jogo do Rasunda Stadium, o AIK perdeu do Napoli na Liga Europa por 2x1. O último jogador a balançar as redes do estádio foi Edinson Cavani. 

Friends Arena 
A Friends Arena foi terminada em 2012 e rapidamente virou casa da seleção sueca. Na inauguração, a cerimonia foi presidida pela princesa-herdeira Victoria e teve um show com vários artistas incluindo Icona Pop e The Hives. A arena deu nova vida à zona sul de Solna e virou um ponto turístico entre a Karolinska Universitet, zona norte de Estocolmo, e o aeroporto de Arlanda.

Tele2 Arena
Durante a construção da Friends Arena, a prefeitura de Estocolmo também resolveu construir outra arena multi-uso para desafogar o Ericsson Hovet, estrutura em forma de globo no bairro de Hammarby, zona sul de Estocolmo. O Hovet era usado quase todo dia com shows e jogos do Djurgärden IF, de hóquei no gelo. Com a construção da Tele2 Arena, o Djurgarden e o Hammarby sediam seus jogos no estádio e os clássicos entre esses times e também jogos contra o outro time de Estocolmo, o Brommapojkarna, são jogados na lá. 

Ibra marca gol de abertura da Friends Arena.
O primeiro jogo oficial de futebol foi no dia 14/11/2012 e o estádio teve suas redes balançadas pela primeira vez pelo rei da Suécia, Zlatan Ibrahimovic, num jogo contra a Inglaterra. O jogo ainda detém o recorde de público do estádio, com 49967 presentes. 

O primeiro jogo do AIK foi no dia 14/4/2013 contra o Syrianska. O jogo ficou no 0x0 mas, foi o maior público da história do clube com 43463 presentes. 

O estádio tem teto retrátil para receber eventos no inverno inclemente da Suécia como o evento de motocross anual. A fachada é o grande ponto estético da Friends Arena podendo se iluminar com 17 milhões de combinações de cores diferentes e sendo um ponto marcante na noite de Estocolmo. Também, em alusão às arenas americanas, preso ao teto retrátil, tem um "media cube", com quatro tvs LCD totalizando 240 m² e mais 647 tvs LCD espalhadas pela construção.

A maior curiosidade da arena fica em torno do nome. Tendo os naming rights adquiridos pelo Swedbank por pouco mais de R$50m até 2023, o banco, que é detentor dos naming rights do estádio do Malmö, decidiu doar à uma ONG anti-bullying escolar chamada Friends. Assim, o estádio se tornou Friends Arena. 



Millennium Stadium - Conheça a Sede da Final da Champions de 2016-2017

A UEFA confirmou que a sede da final da Champions League 2016-2017 será o Millennium Stadium, em Cardiff, a capital do País de Gales. 

O estádio é a casa da seleção do País de Gales, que tem como destaque Gareth Bale, e da união de rúgbi, que é a dona do estádio. 

Cardiff Arms Park
No lugar do Millennium Stadium, ficava o Cardiff Arms Park, que era casa do time de rúgbi Cardiff RFC e da seleção galesa até 1970. Neste ano, foi iniciada uma construção, que só acabaria em 1984, do novo estádio nacional, no lugar do Cardiff Arms Park para receber, além da seleção de futebol e do Cardiff RFC, receber também os jogos da seleção de críquete. 

Com a incumbência de receber a Copa do Mundo de Rúgbi de 1999, a partir de 1995, começaram os planos para se re-desenvolver o estádio. Cabendo apenas 54 mil pessoas, o estádio era menor que outros grandes campos de rúgbi como Twickenham (Londres) que cabe 75 mil, o Murrayfield (Edinburgo) que cabe 67 mil e, o Stade de France, que foi construído para a Copa do Mundo de 1998, que recebia 80 mil pessoas. 

National Stadium
Também, por causa da tragédia de Hillsborough, medidas de segurança reduziram a capacidade do estádio para 47500 pessoas, todas sentadas. 

Para receber a Copa do Mundo de Rúgbi, foi decido se construir um estádio de três anéis e teto retrátil, se tornando o terceiro estádio na Europa com teto retrátil (na época, apenas a Amsterdam Arena, para 50 mil pessoas e o Gelredome, para 30 mil pessoas em Arnhem, também na Holanda). 

No final da construção, o Millennium Stadium tinha substituído o National Stadium, a piscina pública Wales Empire Pool, o Cardiff Telephone Exchange, o prédio da Reserva e o prédio da previdência social do País de Gales. 

Millennium Stadium
Atualmente, o estádio não foi remodulado após a sua construção. Conforme a configuração original, o estádio comporta 74500 mil pessoas todas sentadas em três anéis. Uma das coisas mais interessantes, além do teto retrátil, é que o estádio é casa para uma águia, que é usada para espantar pombos e gaivotas do estádio. 

O Millennium Stadium foi usado em várias ocasiões para o futebol. Além de ser a casa permanente da seleção galesa até 2011, o estádio recebeu as finais da FA Cup, da Copa da Liga Inglesa, a final e os play-offs do acesso para a Premier League, o Community Shield e a Challenge Cup enquanto o Wembley era reformado. Além disso o estádio recebeu partidas das Olimpíadas de 2012, sendo uma delas o evento inaugural dos jogos, a vitória da seleção feminina do Reino Unido por 1x0 contra a Nova Zelândia. 
Millennium Stadium - Teto Fechado
O estádio é também alvo de algumas controvérsias. Após o País de Gales e a Escócia desistirem de sediar a Euro 2016, a federação galesa fez uma proposta formal para sediar três jogos da fase de grupos e uma partida oitavas ou quartas-de-final da Euro 2020, que será um torneiro itinerante com sedes em 13 países diferentes. 

As sedes foram eleitas por votação e o Millennium Stadium perdeu do Hampden Park (Glasgow), que foi a final da Champions de 2002, onde o Real Madrid fez 1x0 no Bayer Leverkusen com voleio mágico de Zidane em assistência de Roberto Carlos. Como prêmio de consolação, o Millennium Stadium vai sediar a final da Champions em 2017. 

Como curiosidade, no filme Extermínio, a cena do estádio Wembley foi filmada no Millennium Stadium. 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Morre Josef Masopust, um dos maiores da história

Hoje, aos 84 anos de idade e na cidade de Praga, morreu o maior jogador tcheco do século XX, Josef Masopust.

O meio campista começou a carreira em 1950 no FK Teplice, mas brilhou mesmo no Dukla Praga aonde venceu 8 títulos nacionais e 3 copas nacionais.

Pela seleção da Checoslováquia o Masopust jogou 63 jogos e marcou 10 gols. Suas maiores conquistas pelo seu país foram uma medalha de bronze na Eurocopa de 1960, e uma medalha de prata na Copa do Mundo de 1962.

Os brasileiros devem lembrar bem desse feito, afinal, a derrota veio justamente contra a Seleção Canarinho. A final da Copa do Mundo no Chile de 1962 terminou 3 a 1 para o Brasil e de virada, Masopust abriu o placar mas Amarildo, Zito e Vavá deram ao Brasil seu segundo Mundial.

Josef acabou premiado como o jogador europeu do ano.

Masopust continuou no futebol após sua aposentadoria em 1970 e se tornou técnico, comandando equipes como o Dukla Praga e FC Zbrojovka até chegar a seleção de seu país entre os anos 1984-87.

Em 2005 a FIFA reconheceu o Masopust como uma das maiores figuras do futebol e lhe deu o prêmio de Ordem de Mérito.


sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Europa League está chegando!

A Europa League 2015-2016 promete ser um torneio intrigante e o pré-torneio começa no dia 30 de junho com 3 jogos:

O Balzan. de Malta, disputa sua primeira partida em competições europeias contra o segundo colocado da Bósnia, o FK Zeljeznicar (se pronuncia Jélieznitiar)

O Zeljo, como é chamado por seus torcedores, é o amplo favorito para o confronto e conta com Rijad Bajic para avançar. O meia de 21 anos fez quinze gols pelo Zeljo e não deve ficar muito mais tempo na Bósnia.

O Progrès recebe o Shamrock Rovers, time mais tradicional da Irlanda buscando se reabilitar da derrota por 3x1 no dérbi de Dublin diante do Bohemians deve protagonizar um bom duelo em Differdange, no Luxemburgo.

O Renova Dzepiste terminou o campeonato da Macedonia com três empates e uma vitória nas últimas nove partidas e se classificou para a pré-Liga Europa para receber o Dacia Chisinau, em Skopje. O Dacia é patrocinado pela maior marca automotiva da Moldávia que empresta seu nome ao time e é o segundo maior time da Moldávia. Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Dacia passou do Sheriff e terminou o campeonato em segundo atrás do Milsami. O time busca começar a temporada bem após ter perdido a Copa para o Sheriff.

Em julho, o destaque fica para West Ham x FC Lusitans (Andorra), Estrela Vermelha x Kairat e Go Ahead Eagles x Ferencváros.



O West Ham recebe o Lusitans, campeão da Copa Constituciò, de Andorra. Na sua última temporada no Boleyn Ground, o West Ham volta a frequentar competições europeias o que pode fazer a diferença no orçamento de agora pra frente. O Lusitans é um time de imigrantes portugueses que trabalham na indústria hoteleira de Andorra e é franco atirador.

O Estrela Vermelha de Belgrado vai até Alma-Ata, antiga capital do Cazaquistão, pegar o Kairat. A solidez do time da Sérvia está na defesa comandada por Dusan Andzelkovic, que estava no Palermo, e Aleksandar Lukovic, que jogou no Dínamo Kiev. Também, uma das revelações da Sérvia, Luka Jovic, fará sua estréia em competições europeias. O atacante de 17 anos é visto por muitos como nova revelação do futebol da Sérvia e pode ser vendido brevemente.




O Go Ahead Eagles da Holanda recebe o Ferencváros, vice-campeão e time mais tradicional da Hungria. O Go Ahead Eagles entrou pelo Fair Play disciplinar, assim como o West Ham. Na volta, o Go Ahead Eagles, em sua primeira competição europeia, presenciará algo estro em Budapest. Para acabar com o hooliganismo, a administradora da Groupáma Arena introduziu a identificação pelas veias do pulso. Por isso, a torcida organizada do Ferencváros tem boicotado os jogos em casa e perdeu o último jogo do Ujpést, no clássico da capital. O alviverde de Budapeste se reforçou e conta com Mateos, da base do Real Madrid, na zaga, Támas Hajnal, que teve passagem meteórica pelo Borussia Dortmund no ano em que Lucas Barrios foi artilheiro da Bundesliga, Benjamin Lauth, de carreira no Hamburgo e no Munique 1860, Roland Lamah, de passagens por PSV e Swansea, e também Zoltán Gera, jogador que ajudou a levar o Fulham à semi-final da primeira edição da Liga Europa e de carreira na Premier League.




quarta-feira, 24 de junho de 2015

Falta uma semana para a UEFA Champions Leage começar!

Isso mesmo, você não está lendo errado. Apesar de última edição ter acabado a pouco tempo, a temporada 2015-16 da UEFA Champions League começa da que a somente uma semana.

Talvez só os mais fanáticos torcedores saibam disso, mas quando a fase de grupos da competição inicia em setembro a competição na verdade já vem sendo disputada a meses.

Isso acontece porque todos os 57 países europeus tem direito a pelo menos uma vaga para Champions League. Claramente não há espaço para todos, especialmente considerando que alguns países de menor escalão, como Andorra ou Malta, não tem a menor condição de competir com os clubes principais.

Portanto, no dia 30 de junho, começa a Champions League na Europa com a seguinte primeira fase pre-eliminar de mata-mata:

Lincoln Red Imps (Gibraltar) - FC Santa Coloma (Andorra)
Crusaders (Irlanda do Norte) - Levadia Tallinn (Estónia)
Pyunik (Armênia) - Folgore (San Marino)
B36 Tórshavn (Ilhas Faroe) - The New Saints (País de Gales)

Esses clubes são os campeões das 8 piores ligas da Europa, e os 4 que passarem para a segunda fase se juntarão a mais 30 campeões das próximas ligas no ranking.

A segunda fase também tem times pequenos como Dila Gori (Geórgia) e Astana (Cazaquistão), mas também reuni equipes que já venceram a competição como Celtic (Escócia) e Steaua Bucaresti (Romênia).


quarta-feira, 17 de junho de 2015

Indonésia é suspensa, e está fora das Eliminatórias pra Copa e a Copa da Ásia

Graças a intervenção do governo local na liga doméstica, a seleção da Indonésia foi suspensa e consequentemente não será permitida de participar das Eliminatórias para a Copa 2018 e nem da Copa da Ásia 2019.

O governo da Indonésia interveio no campeonato do país e tomou controle da competição, isso interfere com nos artigos 13 e 17 da FIFA que resumidamente sitam que as ligas devem ter total autonomia.

Entretanto, apesar da suspensão, a FIFA permitiu que a seleção da Indonésia jogasse os Jogos do Sudeste Asiático, um espécie de Olimpíadas da região, já que a competição já estava em andamento.

Sem poder participar das Eliminatórias, o sonho de disputar uma Copa do Mundo vai ter que ficar para 2022.


Eliminatórias da CONCACAF para a Copa 2018 chega a terceira fase

Ontem, dia 16 de junho de 2015, marcou o fim da segunda fase das eliminatórias da Copa 2018 para a América do Norte, Central e Caribe. Confira os resultados agregados:

São Vicente e Granadinas 6 x 6 Guiana
Antígua e Barbuda 5 x 4 Santa Lucia
Porto Rico 1 x 2 Granada
Dominica 0 x 6 Canadá
República Dominicana 1 x 5 Belize
Guatemala 1 x 0 Bermuda
Aruba 0 x 3 Barbados
São Cristóvão e Névis 3 x 6 El Salvador
Curaçao 1 x 1 Cuba
Nicarágua 4 x 1 Suriname

Juntos a esses países, Haiti e Jamaica agora entram na terceira fase aonde serão sorteados os 6 próximos confrontos.

Os 6 que avançarem irão se juntar a Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Honduras e Trinidad e Tobago na quarta, e penúltima fase.

Destaque para a seleção de Curaçao que, liderada pelo técnico Kluivert e com uma população de 150 mil pessoas, vai fazendo história.




domingo, 7 de junho de 2015

A segundona espanhola acaba com Betis campeão e Barça lanterna

O inferno acabou para o Real Betis, a equipe tradicional que já foi campeã espanhol e da Copa Del Rey, voltou a primeira divisão. Para coroar a grande campanha de 25 vitórias, 9 empates e apenas 8 derrotas, o Betis se consagrou campeão da segundona pela sétima vez.

Juntos ao Betis, subiram Sporting Gijon e Girona FC.

Do lado oposto da tabela, o Barcelona B terminou la lanterna com apenas 9 vitórias em 42 jogos. A equipe catalã irá se juntar ao Real Madrid B, ou Real Madrid Castilla, na terceira divisão.


terça-feira, 2 de junho de 2015

Com gol no último minuto, TSV 1860 Munchen se salva do rebaixamento

Vivendo profunda crise econômica, a segunda equipe mais importante de Munique, o TSV 1860 jogou uma repescagem com o terceiro colocado da terceira divisão para lutar pela sua permanência da Bundesliga 2.

O duelo foi contra o Holstein Kiel, time de muita tradição que inclusive já foi campeão alemão em 1912. A partida de ida terminou 0 a 0, e o jogo de volta em Munique foi de tirar o folego.

Aos 16 minutos, Kazior abriu o placar para os visitantes, o que tava o Holstein Kiel a vantagem do empate pelo gol fora de casa. O primeiro tempo assim terminou, mas o segundo tempo foi diferente.

Aos 33 da segunda etapa o Adlung empatou para o 1860 Munchen, e nos acréscimos o Bulow deu a vitória que valeu a permanência a equipe casa. Festa no Allianz Arena!


Arnett Gardens FC é tetracampeão da Jamaica!

Ontem o Montego Bay, que recentemente ficou na terceira colocação da CFU Club Championship, perdeu a final do campeonato jamaicano em casa para o Arnett Gardens FC.

O Arnett Gardens, time da pequena cidade de Saint Andrews, se consagrou tetracampeão da Jamaica com uma vitória de 2 a 0 com gols de Andre Clennon e Leon Stricklan, ambos no segundo tempo.


Parabéns ao Arnett Gardens FC!