sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Virsliga está também pegando fogo.

O campeonato da Letônia completou cinco rodadas na semana passada. A primeira divisão, com apenas oito times, está bastante disputada. O último colocado é rebaixado e o primeiro disputa os playoffs para a Champions enquanto o segundo e o terceiro disputam os playoffs para a Europa League. 















A tabela está assim: o Liepãja está em primeiro com quatro vitórias em cinco jogos e o Ventspils vem logo atrás com três vitórias em cinco jogos. O Skonto está empatado em terceiro com o Daugavpils porque perdeu do Liepãja no primeiro jogo. 

De longe, o time mais tradicional é o Skonto, junto com o Ventspils, eles fazem o dérbi da capital Riga. Da base do Skonto foram revelados Vits Rimkus e Maris Verpakovskis. Verpakovskis é o maior artilheiro da história da seleção letã e de sucesso no Dynamo Kyiv. Outra cria do Skonto foi Marians Pahars, que fez carreira no Southampton e no Anorthosis Famagusta. Também, do Skonto saiu Aleksandrs Cauna, banco do CSKA Moscou. O Skonto não disputo as eliminatórias para a Champions League no ano passado por causa de suas dívidas. 

Desde a independência, o Skonto também é o maior campeão da Letônia. Desde a independência em 1992, o Skonto ganhou todos os títulos até 2004, seu último. Em 2005 e 2009, o título ficou com o Liepãja mas, o resto todo ficou na mão do Ventspils.



O Ventspils, apesar de ser apenas o segundo o maior campeão da Letônia, tem muito mais experiência internacional que o Skonto. Na temporada 2009-2010, o Ventspils saiu na ultima fase eliminatória da Champions League e disputou a fase de grupos da Europa League. Seus melhores resultados foram empates por 1x1 com o Hertha em Berlim e com o Sporting em Lisboa. O time liderado por Vits Rimkus, em sua última temporada como profissional, fez a melhor campanha da Letônia em competições européias.

Atualmente, o time do Ventspils conta com o melhor jogador da seleção da Lituânia, Girts Karlsons, e o meia da seleção da Lituânia, Simonas Paulus.



O primeiro colocado Liepãja vive uma situação tipicamente amadora. O presidente do clube é Maris Verpakovskis que, também é o centroavante titular da equipe. O clube também conta com os argentinos Leonel Strumia e Cristián Damián Torres e o boliviano Alexis Carrasco. Também, no Liepãja está Valerijs Afanasijevs, cérebro criativo da seleção da Letônia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário