quinta-feira, 28 de maio de 2015

Al-Shabab evita zebra e é campeão da GCC Champions League!

A edição da GCC Champions Leaague 2015 terminou ontem e deu a lógica, o Al-Shabab, dos Emirados Arabes, derrotou a surpresa Al-Seeb, do Omã, e se consagrou tri-campeão do torneio.

A final foi muito apertada, aos 39 do segundo tempo Henrique Luvannor abriu o placar para o Al-Shabab, mas ao apagar das luzes, aos 48 do segundo tempo, Haitham Al Maharami empatou o jogo.

O resultado de 1 a 1 persistiu durante a prorrogação e a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades máximas o goleiro Salem Abdullah do Al-Shabab brilhou, defendeu duas cobranças e consagrou sua equipe.

O Al-Seeb não só chegou perto de fazer história para o clube e conquistar seu primeiro torneio, como teria sido o primeiro time de todo o Omã a levantar a taça.

O Al-Shabab, por outro lado, já tinha sido campeão em 1992, 2011 e agora em 2015, sendo assim o maior vencedor junto ao Al-Ittifaq e ao Al-Ahli, ambos da Arabia Saudita, e todos com 3 conquistas.

Parabéns aos Al-Shabab!



sábado, 23 de maio de 2015

Final definida da CFU Club Championship

A edição de 2015 da CFU Club Championship, campeonato que reuni os melhores clubes das ilhas do caribe, chega a sua grande final. As semi finais da segunda competição continental mais importante da América do Norte realizou suas semi-finais no noite de sexta-feira.

De um lado da semi-final tivemos W Connection FC, de Trinidad e Tobago, contra o Montego Bay United, da Jamaica. Com um gol de Arcia aos 25 do segundo tempo, o W Connection conseguiu a vaga.

Do outro lado tivemos o Central FC, também de Trinidad e Tobago, contra o Don Bosco do Haiti. A partida terminou 0 a 0 e nas penalidades máximas o Don Bosco acertou somente 1 chute contra 3 do Central.

Assim, teremos uma final toda tobaguense que acontecerá amanhã. Don Bosco e Montego Bay United farão a disputa pelo terceiro lugar no mesmo dia.


sábado, 16 de maio de 2015

Com vantagem ampla, Zamalek encaminha título no Egito

A diferença de pontos pro segundo colocado é de somente 5, mas o calendário desorganizado do Egito pode esconder a verdadeira vantagem que tem o Zamalek.

Apesar da diferença alcançável, o Zamalek jogou 26 vezes, contra 28 do segundo colocado ENPPI, o que significa que a diferença podeira ir para 11 pontos. Além disso, a Egyptian Premier League tem 34 rodadas, colocando o segundo maior campeão do país em plenas condições de conquistar o seu décimo segundo título.

Historicamente o seu maior rival, Al-Ahly, ainda em ampla vantagem com 37 conquistas, mas este ano quem deve gritar 'campeão' é mesmo o Zamalek.


Dundalk tem começo impressionante na Irlanda

O futebol irlandês mal começou e parece que o domínio já está estabelecido. O dono da supremacia desse ano é o Dundalk FC, fato que, apesar de não ser surpresa, também não é comum na Irlanda.

O Dundalk é somente o quarto maior campeão do país, com 10 títulos, ficando atrás do Shamrock Rovers, Shelbourne e Bohemians. Entretanto, os atuais campeões tem o bi campeonato bem encaminhado, em 13 partidas já faturou incríveis 35 pontos.

São 11 vitórias, 2 empates e 0 derrotas. 31 gols a favor (uma média de quase 3 por partida) e somente 5 contra (aproximadamente 1 gol a cada 3 jogos). Tudo isso sem contar que os 4 pontos perdidos foram fora de casa, dentro de seus domínios o Dundalk está 100%.

Vale lembrar que além de ser campeão, o primeiro colocado na Irlanda entra na segunda fase dos jogos pre-eliminares da Champions League.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Começa a US Open Cup


Ontem, no dia 13 de maio, começou a 2015 Lamar Hunt US Open Cup, mais conhecida simplesmente como a US Open Cup. A copa estadunidense conta com 91 equipes de todas as cinco divisões de futebol de seu país.

No dia 25 de abril houve uma fase pre-eliminar entre 4 equipes de três ligas da quinta divisão para definir duas que avançaram para a primeira fase. Nos confrontos Harpo's FC x KC Athletic e San Francisco City FC x Cal FC, deu Harpo's e Cal.

Na primeira fase, essas duas equipes da quinta divisão se juntaram a mais 40 equipes da NPSL, PDL e USASA, três ligas de quarta divisão. Confira abaixo os resultados e as 21 equipes que avançaram a segunda fase:

Fort Pitt Regiment 0 x 1 West Virginia Chaos
GBFC Thunder 1 (4) x (3) 1 Western Mass Pioneers
RWB Adria 0 (2) x (4) 0 Lansing United
Triangle Brigade 3 (1) x (3) 3 Upward Stars
SW Florida Adrenaline 1 x 2 Miami United
Virginia Beach City FC 3 x 2 AC Connecticut
Maryland Bays 0 x 1 Reading United
Ocala Stampede 1 (3) x (5) 1 Chattanooga Football Club
Brooklyn Italians 1 x 3 Long Island Rough Riders
Detroit City FC 0 x 3 Michigan Bucks
NY Greek American SC 0 x 3 Jersey Express
Seacoast United Phantoms 2 x 1 GPS Mass
Madison Fire Soccer Club 1 x 2 Des Moines Menace
Tulsa Athletics 1 x 3 Midland/Odessa Sockers
NTX Rayados Academy 0 (2) x (4) 0 Laredo Heat
Harpo’s FC 0 (4) x (2) 0 BYU Cougars
Kitsap Pumas SC 5 x 2 FC Tacoma 253
Cal FC 3 (5) x (6) 3 Ventura County Fusion
Burlingame Dragons 1 x 2 Sonoma County Sol
Golden State Misioneros 1 x 7 PSA Elite
Chula Vista Futbol Club 2 x 1 FC Tucson

*Vale lembrar que nos EUA o time a direita é quem jogou em casa, ao contrário da maioria dos países.

Na segunda fase, que acontecerá no dia 20 de maio, essas equipes irão se juntar as equipes da USL, a terceira divisão. No dia 27 de maio acontecerá a terceira fase, com a entrada das equipes da NASL, segunda divisão. Finalmente, na quarta fase nos dias 16 e 17 de julho entrarão as equipes da MSL, primeira divisão.

A partir da entrada das equipes da MSL o torneio estará nas 16avos de final, e a tabela continuará a diminuir conforme os jogo de mata mata em jogo único forem acontecendo.

O atual campeão é o Seattle Sounders FC, que tem 4 conquistas do torneio. Os maiores campeões são Bethlehem Steel e Maccabi Los Angeles com 5 títulos cada. Bethlehem Steel faliu em 1930 e o Maccabi Los Angeles deixou de existir em 1982. 

A US Open Cup é a competição mais velha dos Estados Unidos em atividade hoje, com 101 anos de idade. 

sábado, 9 de maio de 2015

Giro pelas 3 competições continentais da Ásia

AFC Champions League
A maior competição do continente, que dá vaga ao Mundial de Clubes, chegou as fases de oitavas de final. Após a fase de grupos, aonde avançaram os primeiros dois colocados de 8 grupos de 4 equipes, a segunda fase já foi sorteada, confira:

Zona Oeste
Al-Saad (Qatar) x Lekhwiya (Qatar)
Persepolis (Irã) x Al-Hilal (Arábia Saudita)
Al-Ahli (EAU) x Al-Ain (EAU)
Naft Tehran (Irã) x Al-Ahli (Arábia Saudita)

Zona Leste
Suwon Bluewings (Coreia do Sul) x Kashiwa Reysol (Japão)
Jeonbuk (Coreia do Sul) x Beijing Guoan (China)
FC Seoul (Coreia do Sul) x Gamba Osaka (Japão)
Seongnam FC (Coreia do Sul) x Guangzhou Evergrande

Os confrontos serão de ida e volta entre os dias 19 e 27 de maio. Destaque para as equipes coreanas que se classificaram todas para segunda fase.



AFC Cup
Falta uma rodada para terminar a fase de grupos da segunda competição do continente, e das 16 equipes que irão avançar 11 já foram definidas, confira:

South China (Hong Kong)
Al-Jazeera (Jordânia)
Al-Qadsia (Kuwait)
Al-Jaish (Síria)
Al-Kuwait (Kuwait)
Persipura Jayapura (Indonésia)
Bengaluru FC (Índia)
Johor Darul Ta´zim (Malásia)
Kitchee (Hong Kong)
Persib Bandung (Indonésia)
Ayeyawady United (Myanmar)

A última rodada para definir os outros 5 que irão avançar irá acontecer nos dias 12 e 13 de maio. Destaque para o South China que está invicto com 100% de aproveitamento e é a única equipe que além de classificado já garantiu a primeira colocação de seu grupo.



GCC Champions League
A terceira mais importante competição entre países asiáticos, que envolve somente equipes do Golfo Pérsico, está nas semi finais. Confira:

Jogos de ida:
Al-Nasr (EAU) 1 x 1 Al-Shabab (EAU)
Al-Seeb (Omã) 0 x 0 Al-Rayyan (Qatar)

Os confrontos de volta que irão definir a grande final será no dia 19 de maio. Destaque para a surpresa Al-Seeb do Omã, país de pouca tradição no futebol.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Virsliga está também pegando fogo.

O campeonato da Letônia completou cinco rodadas na semana passada. A primeira divisão, com apenas oito times, está bastante disputada. O último colocado é rebaixado e o primeiro disputa os playoffs para a Champions enquanto o segundo e o terceiro disputam os playoffs para a Europa League. 















A tabela está assim: o Liepãja está em primeiro com quatro vitórias em cinco jogos e o Ventspils vem logo atrás com três vitórias em cinco jogos. O Skonto está empatado em terceiro com o Daugavpils porque perdeu do Liepãja no primeiro jogo. 

De longe, o time mais tradicional é o Skonto, junto com o Ventspils, eles fazem o dérbi da capital Riga. Da base do Skonto foram revelados Vits Rimkus e Maris Verpakovskis. Verpakovskis é o maior artilheiro da história da seleção letã e de sucesso no Dynamo Kyiv. Outra cria do Skonto foi Marians Pahars, que fez carreira no Southampton e no Anorthosis Famagusta. Também, do Skonto saiu Aleksandrs Cauna, banco do CSKA Moscou. O Skonto não disputo as eliminatórias para a Champions League no ano passado por causa de suas dívidas. 

Desde a independência, o Skonto também é o maior campeão da Letônia. Desde a independência em 1992, o Skonto ganhou todos os títulos até 2004, seu último. Em 2005 e 2009, o título ficou com o Liepãja mas, o resto todo ficou na mão do Ventspils.



O Ventspils, apesar de ser apenas o segundo o maior campeão da Letônia, tem muito mais experiência internacional que o Skonto. Na temporada 2009-2010, o Ventspils saiu na ultima fase eliminatória da Champions League e disputou a fase de grupos da Europa League. Seus melhores resultados foram empates por 1x1 com o Hertha em Berlim e com o Sporting em Lisboa. O time liderado por Vits Rimkus, em sua última temporada como profissional, fez a melhor campanha da Letônia em competições européias.

Atualmente, o time do Ventspils conta com o melhor jogador da seleção da Lituânia, Girts Karlsons, e o meia da seleção da Lituânia, Simonas Paulus.



O primeiro colocado Liepãja vive uma situação tipicamente amadora. O presidente do clube é Maris Verpakovskis que, também é o centroavante titular da equipe. O clube também conta com os argentinos Leonel Strumia e Cristián Damián Torres e o boliviano Alexis Carrasco. Também, no Liepãja está Valerijs Afanasijevs, cérebro criativo da seleção da Letônia.




quinta-feira, 7 de maio de 2015

Meistriliiga chegando na metade do primeiro turno

O Campeonato da Estônia está surpreendente. Desde a independência do país em relação à União Soviética, o time teve três campeões: o Levadia Tallinn, time mais tradicional do país, o Flora Tallinn, segundo time da capital mas de menos potência na Europa e o Nõmme Kalju. 

O Flora e o Levadia dividem o campeonato desde 1992, exceto em 2011 quando o Nõmme Kalju quebrou o tabu e venceu a Meistriliiga. O Nõmme Kalju é liderado pelo volante japonês Hidetoshi Wakui e o atacante Vladmir Voskoboinikov. O Flora é liderado pelo meia russo Irakli Logua e pelo zagueiro georgio Zakaria Beglarishvili.



Neste ano, já foram disputadas nove partidas e o Nõmme Kalju está na frente com 100% de aproveitamento e 27 pontos. Em segundo, vem o Flora que tem 21 pontos com vindos de suas sete vitórias.



A grande surpresa é o Levadia. Com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, o time está empatado com o Sillamäe Kalev com 16 pontos no terceiro lugar. O Levadia é liderado pelo goleiro Sergei Pareiko, que fez história no Légia Varsóvia, e Dmitri Kruglov, que já jogou no Lokomotiv Moscou. O Kalev tem o atual artilheiro Yaroslav Kvasov, da Ucrânia.




Como a Estônia é um dos piores países na UEFA, seus campeões não garantem nenhuma vaga direta a nenhuma competição continental embora o Flora e o Levadia já tenham chegado à Copa UEFA antes.

O campeão vai para os playoffs da Champions na primeira fase num grupo com Armênia, San Marino, Andorra, Ilhas Faeroe e Gibraltar. Na atual competição, o Levadia passou do La Florita de San Marino com um placar agregado de 8x0 e depois foi massacrado pelo Sparta Praga por 8x1.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Golaço na quarta divisão da Alemanha


Esse gol foi feito pelo atacante Michél Harrer, do VfR Neumünster, da Regionalliga Nord, a quarta divisão (norte) da Alemanha. Parece que Ibra tem um discípulo. 

O mais interessante é que, apesar do golaço, o seu time está na zona de rebaixamento para a Oberliga, apenas três pontos do primeiro time completamente a salvo. 

Isso nos dá uma abertura para falar sobre as diferentes ligas da quarta divisão da Alemanha. Não existem regras fixas pra quem sobe direto ou não. 

Regionalliga Nord

Na Regionalliga Nord, o time reserva do Wolsfburg está um ponto na frente do time reserva do Werder Bremen e cinco na frente do Hamburgo II. Se o campeonato acabasse hoje, seria o único promovido. O Wolfsburg II tem sua grande força no trabalho de Thomas Brdaric. O ex-atacante que marcou história na era pré-Dzeko e Grafite nos lobos e com a camisa do Hannover tem se mostrado um técnico hábil e é uma das grandes promessas fora dos gramados alemães. 

O Werder II está sustentado pelo reforço de Davie Selke, que já foi vendido ao RB Leipzig, Martin Kobylánski e Levent Ayçiçek. Já o Hamburgo II tem vários jogadores no time principal, por isso a campanha ruim do time na Bundesliga.

Regionalliga Nordost

Na Nordost, os times são da antiga Alemanha Oriental, Prioritariamente da região de Brandemburgo e da cidade de Berlin. Vemos várias potências da antiga Alemanha Oriental como o Zwickau, Dynamo Berlim, Carl Zeiss Jena e o Magdenburg. 

O Magdenburg está em primeiro apenas um ponto na frente do Zwickau se garantindo no playoff para o acesso à 3. Liga. 

Os times de Berlim na divisão são: Hertha II, Union II, Berliner AK 07, SV Babelsberg 03, Dynamo Berlim e o Viktoria 1889 Berlim.

Regionalliga West

Os times desta região são os da Renânia do Norte-Westfália que inclui a região do vale do Ruhr.

Na West, que estaria com uma vaga nos playoffs do acesso se o campeonato terminasse hoje é o Borussia Mönchengladbach II, do técnico Sven Dermandt. Um ponto atrás está o Victoria Köln, de Colônia, liderado pelo zagueiro ex-Dortmund Markus Brzenska e pelo ex-PSV Tim Väyrynen.

Em terceiro e dois pontos atrás, está o Alemannia Aachen, que disputou a Budesliga em 2005. 

Regionalliga Südwest 

Os times desta liga são os times do Renânia-Palatinado, Hesse, Saarland e Baden-Württenberg, ou seja, região de fronteira com a França e a Suíça. 

Nesta liga, dois times se garantem nos playoffs de acesso e, se o campeonato acabasse hoje, o Kickers Offenbach que está três pontos na frente do SV Elversberg estaria indo aos playoffs. O Elversberg tem que lidar com a ameaça do Saarbrücken que está apenas um ponto abaixo. 

Regionalliga Bayern

A Regionalliga da região da Baviera concentra os times da região sul da Alemanha ao longo da fronteira com a Suíça e a Áustria. 

Em primeiro está o Würzburg Kickers, onze pontos na frente do Bayern de Munique reserva. Se o campeonato acabasse hoje, o Würzburg teria vaga no playoff de acesso. 

O Bayern II conta com Tobias Schweinsteiger e Steven Ribery. Seus irmãos famosos jogam no time principal. Schweinsteiger é quase da mesma idade do seu irmão e Steven Ribery tem apenas 19 anos. 











terça-feira, 5 de maio de 2015

Mascote do Austria Vienna bebeu demais

Neste final de semana, o rapaz que fazia o mascote do Austria Vienna - Super Leo - protagonizou uma cena digna dos áureos tempos de futebol. 

De acordo com o site Trivela, o rapaz juntou a comemoração pelo seu 42º aniversário com a vitória do Austria Vienna contra o Wiener Neustadt, pelo campeonato austríaco e tomou todas que podia. 

Na hora de sair do campo... digamos que a sua alegria proporcionou alegria a todos que estavam na Generali Arena, casa do Austria Vienna. 


Abaixo, segue link do vídeo.

http://streamable.com/g0pl

2. Bundesliga - batalha até o fim.

A corrida pela vaga na Bundesliga tá mais acirrada do que nunca. faltando seis rodas a serem disputadas, a primeira vaga parece garantida pelo Ingolstadt, time da Audi. Os 60 pontos da equipe da Baviera oriental deve garantir pelo menos uma das duas vagas diretas. 

Mantido pelas 15 assistências de Pascal Gross, o Ingolstadt tem o maior saldo da 2. Bundesliga mesmo tendo apenas um jogador nos top-10 de artilheiros. 

Na discussão pela segunda vaga, até o Braunschweig, que caiu esse ano tem chance de subir. O Kaiserslautern e o Darmstadt estão com forma idêntica - os dois empataram o anti-penúltimo e o penúltimo jogo e ganharam o último. 

Faz mais de dez anos que o Kaiserslautern caiu e com Karim Matmour, Alexander Ring e Kerem Demirbay, o time de Fritz Walter tem tudo para conquistar a vaga para a Bundesliga e trazer de volta toda a tradição do Fritz Walter Stadion. 

O Darmstadt está com vaga nos playoffs e disputaria seu lugar na Bundesliga com o Freiburg, se o campeonato acabasse hoje. Tendo melhor saldo e com o Dominik Stroh-Engel finalmente desencantando, o Dramstadt tem que se cuidar porque o Karlsruher vem forte. 

O time que revelou Oliver Kahn empatou na última rodada e perdeu um pouco de terreno em relação ao Kaiserslautern e ao Darmstadt. O Karlsruher tem o vice-artilheiro da 2.Bundesliga, Rouwen Hennings, e o time do Baden-Württemberg precisa que seu atacante reaqueça para que o time consiga ultrapassar os concorrentes. 

O cavalo paraguaio da turma é o Braunschweig. Para se classificar nas últimas cinco rodadas, o time vizinho à Wolfsburg precisa vencer e que seus oponentes preferencialmente sofram derrotas ou empates. O ataque está aquecido e o Braunschweig conseguiu quatro vitórias nos últimos cinco jogos sendo duas delas nos dois últimos jogos.  

Na briga contra o rebaixamento, a liga também tá pegando fogo. 

O St. Pauli e o Aue conseguiram vencer três dos últimos cinco jogos e vem de vitória. No momento, o time de Hamburgo se salva direto e o time do Sachsen pega o Stuttgarter Kickers para decidir se fica ou se cai. 

O 1860 Munique despencou na tabela com suas duas últimas derrotas e o Aalen, com sua punição de dois pontos, precisa de um milagre para se salvar. 

Quem precisa tomar cuidado é o Greuther Fürth que vem de uatro derrotas nos últimos cinco jogos e, uma vitória do St. Pauli e do Aue já deixam a situação perigosa.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Terminam os Estaduais! Destaques e surpresas:

Nesse domingo dia 3 de maio acabaram a maioria dos estaduais no Brasil. Na maioria deles os resultados foram esperados, tivemos gigantes como Inter, Vasco, Santos, Bahia e Fortaleza campeões. Mas, tivemos também surpresas, equipes pequenas fazendo boas campanhas e títulos inéditos.


Campeonato Paranaense:
Parabéns ao Operário Ferroviário Esporte Clube, campeão estadual 2015! O Operário tem 103 anos de história e, apesar de ter tido 14 vices, conquistou seu primeiro estadual ontem vencendo o grande Coritiba em pleno Estádio Couto Pereira. No agregado, o placar foi de 5 a 0.








Campeonato Maranhense:
Parabéns ao Imperatriz! A equipe fez a grande final contra o favorito Sampaio Correia e saiu vitorioso após reverter o placar do jogo de ida. Fazia 53 anos que o Cavalo de Aço, como é conhecido o Imperatriz, não levantava o troféu de campeão estadual.





Campeonato Paulista A2:
Parabéns ao Água Santa! A equipe de Diadema, na grande São Paulo, era uma equipe de várzea até 2011, e agora em 2016 irá jogar contra os gigantes São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos! A equipe terminou em quarto lugar com 35 pontos em 19 jogos, aliás foi o mesmo número de pontos de Mirassol, Independente e São Caetano, mas com um enorme saldo de +15 e equipe ficou com a vaga.






Campeonato Goiano Segunda Divisão:
Parabéns ao Vila Nova pelo acesso! Apesar da má fase do clube, o Vila Nova tem a maior média de público do campeonato somando todas as divisões, superando os seus rivais Goiás e Atlético Goianiense. Parabéns ao Vila!






Campeonato Gaúcho Segunda Divisão:
O tradicional Pelotas continua na briga pelo acesso a elite. O campeonato acaba de entrar na segunda
fase e irá terminar somente no segundo semestre do ano, mas o Pelotas já faz campanha digna do acesso. Terminou a primeira fase em primeiro lugar no seu grupo e invicto, com 7 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota.



Vices do Interior:
Parabéns as equipes do interior de seus estados que fizeram grande campanha, mesmo não vencendo!


No Campeonato Mineiro, a Caldense conseguiu terminar em primeiro na fase de pontos corridos, não tomou gol por mais de 2 meses, e chegou a final invicta. Infelizmente, após um empate em 0 a 0 no Mineirão, o Galo venceu o jogo de volta por 2 a 1 e foi campeão, mas isso não mancha a grande campanha da Caldense!




Em Pernambuco nada de Sport ou Náutico na final, quem chegou foi o Salgueiro! A equipe do sertão nordestino empatou em casa por 0 a 0 contra o Santa Cruz, mas perdeu o jogo no Arruda por 1 a 0. Outro destaque foi o Central de Caruaru, que também chegou a semi-final e terminou em quarto lugar!










No Campeonato Baiano a surpresa foi o Vitória da Conquista, especialmente porque entre todas as equipes destacadas até o momento foi a que teve mais chances de ser campeã. No primeiro jogo venceu por 3 a 0, mas a pressão na Fonte Nova foi demais para a modesta equipe do interior baiano e foi derrotada por 6 a 0 na volta.

CAF Champions League chega a terceira fase com queda de gigantes

Após três fases de mata-mata, incluindo a fase pré-eliminar, temos somente 8 equipes restantes na CAF Champions League. O maior torneio continental da África teve a queda de gigantes como Espérance de Tunis, Sfaxien, Al Ahly e Raja Casablanca, mas outros destaques se mantem na briga.

Entre os 8, temos duas equipes que jogaram o Mundial de Clubes ano passado, o Moghreb Tétouan de Marrocos que participou como campeão do país anfitrião, e o ES Sétif da Argélia, atual campeão da Champions.

Além do Sétif, estão mais duas equipes da Argélia, o MC El Eulma e o USM Alger. Al-Hillal, Al-Merrikh, do Sudão, Smouha do Egito e Mazembe da República Democrática do Congo completam a lista.

Agora estas equipes serão sorteadas em 2 grupos de 4, com jogos de ida e volta contra os times do próprio grupo, aonde os primeiros dois colocados de cada grupo irão para a semi-final.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assim como os terceiros colocados na fase de grupos da UEFA Champions League passam a participar da Europa League, os 8 eliminados da segunda fase da CAF Champions League entram na terceira fase da Confederation Cup, segunda competição continental da África.

Os destaques são 2: primeiro a Tunísia que tem 4 participantes entre os 16, e segundo é o número de equipes grandes, talvez mais até que Champions League. Abaixo estão as equipes restantes

Equipes da Confederation Cup:                                                       Equipes da Champions League:

Mimosas (Costa do Marfim)                                                            Leopards (Congo)
Vita Club (RD Congo)                                                                     Sanga Balende (RD Congo)
Zamalek (Egito)                                                                               Al Ahly (Egito)
Hearts of Oak (Ghana)                                                                     AS Kaloum (Guinea)
Warri Wolves (Nigéria)                                                                   Stade Malien (Mali)
Orlando Pirates (África do Sul)                                                       Raja Casablanca (Marrocos)
Club Africain (Tunísia)                                                                   Sfaxien (Tunísia)
Etoile de Sahel (Tunísia)                                                                 Espérance de Tunis (Tunísia)

Estás equipes serão sorteadas para mais uma fase de mata-mata e as 8 restantes irão participar da uma fase de grupos exatamente como na Champions League.