quinta-feira, 30 de abril de 2015

Graças ao Youtube, jogador da Mongólia faz história

Pela primeira vez na história um jogador profissional da Mongólia vai atuar no futebol europeu, e tudo graças ao Youtube.

Murun Altankhuyag, jogador de 26 anos de idade, acertou sua transferência do Satun United da Tailândia para o FK Macva Sabac, da Sérvia. Curiosamente, Ivica Kralj, presidente do clube servo, comprou o jogador sem nunca ver ele jogar ao vivo, somente através da página oficial do jogador no Youtube.

Mais curiosamente ainda, não foi a primeira vez que redes sociais ajudaram Murun com a sua carreira futebolística. Em 2012, quando Murun ainda estudava e jogava futebol pela sua faculdade, o seu atual agente entrou em contato com ele através do Facebook, e poucos meses depois o jovem atacante foi para o Krabi FC, da Tailândia, e se tornou um jogador profissional.

Murun Altankhuyag também joga pela seleção de seu país, contabilizando 2 gols em 11 partidas.

Pode não parecer grande coisa, afinal o nenhum dos clubes da carreira de Murun são de grande importância, mas para o futebol da Mongólia, que ainda é amador em muitos aspectos, é um grande passo.


América é campeão da CONCACAF Champions League e a camisa nunca pesou tanto

Imagine o seguinte: você é um clube de apenas 5 anos de idade em um país aonde o futebol não é o esporte principal. Nesse pouco tempo você nunca teve campanhas de destaque, mas através de uma copa secundária conseguiu uma vaga na competição de seu continente.

Nesta competição, apesar de estar na última posição no seu país, você tem uma campanha surpreendente e chega a grande final contra o maior clube do continente. Na final, você empata fora de casa por 1 a 1 em um dos estádios mais míticos do mundo, e no jogo de volta você está ganhando no intervalo por 1 a 0.

Pois é, esta é a história do Montreal Impact, time canadense que fez história apesar de não levantar o troféu no fim. Depois de vencer o Canadian Championship e conquistar a vaga canadense para a CONCACAF Champions League, o Montreal despachou equipes tradicionais como o Alajuelense e chegou a grande final contra o América, mas a falta de tradição pesou demais.

Com o empate por 1 a 1 em plenos Estádio Azteca e uma vantagem mínima no intervalo do jogo em casa, o Montreal estava a 45 minutos de ser o primeiro time do Canadá a conquistar o continente e participar do Mundial de Clubes.

Mas no segundo tempo do segundo jogo, em frente a sua torcida apaixonada, tudo mudou. Com um hat-trick de Dário Benedetto o América virou o jogo de forma fulminante e saiu vitorioso por 4 a 2 e se consagrou campeão.

O América agora é hexacampeão da CONCACAF Champions League e é a segunda equipe a confirmar presença no Mundial de Clubes depois do Auckland City.

Parabéns ao gigante América!




domingo, 26 de abril de 2015

Auckland City FC é campeão da Champions League!

A hegemonia continua, e o Auckland City FC é hepta-campeão da OFC Champions League! A equipe nova zelandesa venceu a final contra seu compatriota Team Wellington FC, que fez sua estreia na competição.

Na semi final, o Team Wellington venceu o Ba FC, das ilhas Fiji, por 2 a 0. Do outro lado o Auckland City venceu o Gaitcha, da Nova Caledônia, por 1 a 0.

A final, assim como a UEFA Champions League, foi disputado em uma partida em campo neutro na ilha de Suva, em Fiji, no Estádio Nacional. O português João Moreira abriu o placar para o Auckland City aos 14 do primeiro tempo em cobrança de pênalti, mas o Team Wellington empatou no segundo tempo com Hogg aos 34 minutos.

Na prorrogação, White errou uma penalidade máxima para o Auckland City e assim decretou a decisão por pênaltis. Na marca da cal, o Auckland City venceu por 4 a 3, White não bateu de novo e quem errou o último pênalti para o Team Wellington foi o próprio Hogg que até então era o herói da equipe.

Parabéns ao Auckland City FC, que mas uma vez dominou seu continente e estará novamente no Mundial de Clubes!




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Com campeão definido, briga na África do Sul é pela Champions

O todo poderoso Kaizer Chiefs se consagrou campeão sul-africano pela décima segunda vez na temporada 2014/2015. Disparadamente o melhor time do ano, o Kaizer Chiefs conseguiu vencer o campeonato e assegurar a vaga para CAF Champions League 2016 com várias rodadas de antecedência.

A briga agora está pela segunda vaga para a Champions League e a vaga para a CAF Confederation Cup, segunda competição continental mais importante que é dada ao terceiro colocado.

Faltando 3 jogos, o Mamelodi Sundowns tem 48 pontos e ocupa a segunda colocação. Logo atrás tem o BV Witz com 45 e em quarto o gigante Orlando Pirates com 44.

O Sundowns é favorito para se juntar ao Kaizer Chiefs na Champions, mas a vaga para a Confederation Cup vai ficar disputada até a última rodada.


Faltando uma rodada, 3 equipes brigam pelo título venezuelano

A fase Clausura da Primera División na Venezuela está pegando fogo. O Caracas FC está em primeiro com 35 pontos, o Deportivo Táchira está com 34 pontos mas com um jogo a menos, e o Zamora tem 33 pontos.

O Táchira por ter um jogo a menos só depende de si mesmo, já que se vencer os dois confrontos chegará a 40 pontos enquanto o Caracas só pode chegar a 38 no máximo. O Zamora corre por fora já que depende de vários tropeços.

Vale lembrar que somente o campeão da Clausura se classifica para a Libertadores 2016.


Puebla é campeão da Copa MX sobre o Chivas em despedida de Blanco

O modesto Puebla FC passou fácil pelo gigante Chivas Guadalajara por 4 a 2 e se consagrou campeão da Copa MX Clausura.

O Puebla venceu o campeonato pela quinta vez em sua história com gols de Erpen, Luis Rey e dois de Alustiza, De Nigris marcou os dois gols de honra do Chivas.

Curiosamente, a lenda mexicana Cuauhtémoc Blanco que hoje tem 42 anos tinha anunciado que a final seria seu último jogo na carreira, e terminou levantando mais um caneco.


GCC Champions League: semi-finais definidas

Com jogos únicos nas quartas de final, as semi-finais da terceira maior competição de clubes na Ásia foram definidas.

Al Nasr dos Emirados Árabes passou pelo Al Taawon da Arábia Saudita nós pênaltis 5 a 4 após o 1 a 1 no tempo normal. A equipe enfrentará o Al Rayyan do Qatar que passou pelo Kazma do Kuwait por 2 a 1.

A outra semi-final será entre Al Shabab do Emirados Árabes e o Al Seeb do Omã. Eles venceram o East Riffa do Barein por 3 a 1 e o Al Jahra do Kuwait por 2 a 0 respectivamente.

As datas das semi-finais ainda serão definidas.

Al Nasr e Al Shabab já venceram a competição e buscam o bi, enquanto o Al Rayyan e o Al Seeb procuram o título inédito.


Campeonato escocês entra na fase final

12 equipes compões a primeira divisão da Escócia e, após 33 jogos de ida volta e dia, 6 equipes vão para um hexagonal final enquanto as outras 6 vão para o hexagonal da morte.

Esperadamente o Celtic teve a melhor campanha da primeira fase com 79 pontos e 25 vitórias. Com o Rangers ainda se recuperando e subindo lentamente de divisões, o Aberdeen assumiu o posto de anti-Celtic. A equipe fez grande campanha terminando em segundo lugar com 71 pontos e 21 vitórias.

Além do Celtic e Aberdeen, Inverness, Dundee FC, Dundee United e St. Johnstone completam o hexagonal. As equipes se enfrentarão somente uma vez cada, o primeiro colocado será campeão e irá para a Champions League, o segundo e terceiro colocado vão para a Liga Europa.

No hexagonal da morte estão Hamilton Academical, Kilmarnock, Motherwell, Patrick Thistle, Ross County e St. Mirren. O último colocado será rebaixado automaticamente e o penúltimo fará uma repescagem com o segundo colocado da segunda divisão.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Começa o futebol na Península Escandinava

Enquanto a maioria da Europa começa a entrar nas fases finais de seus campeonatos, as ligas da Península Escandinava começaram a menos de mês. A razão? O frio.

Muitos devem lembrar de como o Campeonato Russo tinha o mesmo calendário brasileiro até pouco tempo atrás, começando em fevereiro e terminando em novembro, por causa do frio intenso entre dezembro e janeiro.

No ano de 2011 a Rússia fez seu campeonato durar 1 ano e meio e assim de adequou ao resto do continente, com a pausa para o inverno sendo realizado no meio do campeonato, e não entre temporadas. Conversas sobre fazer o mesmo no Brasil surgiram mas não foram adiante.

Pois bem, por causa deste mesmo frio, Suécia, Noruega e Finlândia começam seus campeonatos somente em abril, jogam durante todo o verão europeu, e terminam em novembro.



Suécia: Allsvenskan 
Os suecos estão entrando na quarta rodada, mas já tem os 4 grandes no topo. IFK Goteborg lidera a tabela com 9 pontos, seguido por Elfsborg, Malmo FF (Clube que revelou o Ibrahimovic) e AIK todos com 7. Destaque para o sueco Oremo que já tem 3 gols marcados em apenas 4 jogos, sendo que 1 foi de pênalti.


Noruega: Eliteserien
Na Noruega todos jogaram 3 vezes até agora, o líder isolado é o Odd com 100% de aproveitamento até o momento, seguido por Valerenga e o grande Rosenborg, ambos com 7 pontos. Os artilheiros até o momento são os noruegueses Soderlund e Kamara, os dois tem 4 gols em 3 jogos, nenhum de pênalti.

Finlândia: Veikkausliiga
O menor dos três campeonatos também já está sendo liderado pelo maior do país, o HJK Helsinki. O time da capital tem 4 pontos em 2 jogos, mesma pontuação de Inter Turku e SJK, mas o saldo de gols de +2 coloca o Helsinki a frente. O interessante desta liga é o número de estrangeiros. Com duas rodadas gols já foram marcados por um japonês, um francês, um jamaicano, um bósnio, dois nigeriano e dois brasileiros. Um deles é o Matheus Alves que nunca atuou no Brasil e hoje joga no Lahti, e o outro é o Leandro Motta, que começou no Madureira e hoje atua pelo mesmo Lahti. O artilheiro é o finlandês Hambo com 2 gols.

Nos três campeonatos, o campeão vai para a Champions League e os vices e terceiros colocados para a Europa League.

domingo, 19 de abril de 2015

Clássico Bielorrusso termina com vitória do BATE Borisov

O campeonato bielorrusso acabou de começar, mas já na segunda rodada tivemos o maior clássico do país. Dínamo Minsk e BATE Borisov se enfrentaram em Minsk, mas o time visitante saiu vitorioso por 2 a 0.

Volodko abriu o placar aos 11 do segundo tempo, e Radionov ampliou exatamente 10 minutos depois. Com o placar, o BATE já se isolou na liderança sendo a única equipe com 6 pontos em dois jogos, o Dínamo Minsk por outro lado está na penúltima colocação com 1 ponto.

Vale lembrar que o Dínamo Minsk é o maior campeão do país se considerarmos a era da União Soviética, mas desde que o país conseguiu usa independência o BATE passou a dominar, vencendo 11 vezes de 1992 para cá, contra 7 do Dínamo. Inclusive, de 2006 para 2014, o BATE venceu todos os campeonatos.

Na Bielorrússia somente o primeiro colocado vai para a Champions League, enquanto o vice e terceiro colocado vão para a Europa League. O campeonato acabou de começar, mas parece que a supremacia do BATE Borisov irá continuar.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Conheça o River Ecuador

Muitos não devem saber, mas o gigante Club Atlético River Plate se expandiu além das fronteiras argentinas. Com o objetivo se aumentar a exposição da marca e revelar possíveis futuros craques, o River, por indicação do ex-jogador Alberto Montaño, foi até Equador para fundar o Club Deportivo River Ecuador. 

A equipe começou com o mesmo escudo do time argentino, e com o mesmo famoso uniforme branco com a faixa vermelha. Mas, para dar a equipe uma identidade própria e para atrair novos torcedores, o River Ecuador logo passou a jogar com uniforme e escudo original.


Fundado em 2007, a filial do River começou na terceira divisão do Equador até terminar em terceiro em 2009 e conquistar o acesso. Na segunda divisão, o River demorou um pouco mais subir. Entre 2009 e 2013 Los Diablos Rojos bateram na trave do acesso algumas vezes, até que foram vice-campeões ano passado.

Hoje, o River Ecuador faz sua primeira temporada na elite, atualmente ocupando o quinto lugar no campeonato com 18 pontos, 8 atrás do líder Independiente Del Valle. A equipe tem 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas e está na briga para pelo menos uma vaga na Libertadores do ano que vem.


Apesar dos acessos até a máxima divisão equatoriana,o River ainda não foi campeão, pelo menos na categoria profissional. Nas divisões de base, o River já foi campeão equatoriano sub-14, sub-17 e sub-19, atingindo seu objetivo de revelar novos jogadores.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Segunda fase das eliminatórias da Ásia para a Copa 2018 definida

A AFC (Federação da Ásia) sorteou nesta manhã os grupos da segunda fase de suas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Confira os grupos abaixo:

Grupo A
Emirados Árabes Unidos
Arabia Saudita
Palestina
Timor-Leste
Malásia

Grupo B
Austrália
Jordânia
Tajiquistão
Quirguistão
Bangladesh

Grupo C
China
Qatar
Maldivas
Butão
Hong Kong

Grupo D
Irã
Omã
Índia
Turcomenistão
Guam

Grupo E
Japão
Síria
Afeganistão
Singapura
Cambójia

Grupo F
Iraque
Vietnã
Tailândia
Indonésia
Taiwan

Grupo G
Coreia do Sul
Kuwait
Líbano
Myanmar
Laos

Grupo H
Uzbequistão
Bahrein
Filipinas
Coreia do Norte
Yemen

Todos os primeiro colocados avançam, juntos aos 4 melhores segundo colocados. A fase seguinte estas 12 equipes serão separadas em 2 grupo de 6 países cada.

Os jogos acontecerão entre os dias 11 de junho de 2015 e dia 29 de março de 2016.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

FK Partizan vence dérbi local e encaminha 26º título

Neste domingo o FK Partizan da Sérvia venceu o dérbi contra o OFK Beograd fora de casa por 3 a 1. Zivkovic marcou dois gols aos 16 do primeiro e aos 5 do segundo, Saponjic ampliou o placar para 3 aos 18 do segundo tempo e o Zarubica descontou para o time da casa no final do jogo.

As duas equipes de Belgrado estão em posições quase opostas na tabela, e não é a toa que o Partizan venceu com tranquilidade. Enquanto o seu pequeno rival Beograd está em sexto, colocação intermediaria na Sérvia, o FK Partizan abre boa vantagem na liderança. Com 53 pontos, está 5 pontos a frente de seu maior rival Crvena Zvezda (Estrela Vermelha), que tem 48.


Este título tem uma importância muito simbólica para o Partizan. O Estrelha Vermelha tem 26 títulos nacionais, e uma Champions League em 1991, enquanto o Partizan em 25 títulos nacionais e um vice na Champions League em 1966.

A oportunidade de igualar seu maior rival como maior campeão do país agora é enorme, já que faltam somente 8 rodadas e ainda tem um confronto direto no dia 25 deste mês. Vale lembrar também que o campeão se classifica para a fase pre-eliminar da Champions enquanto o vice e terceiro colocado vão para a Liga Europa.

domingo, 12 de abril de 2015

Começa a Champions League da Oceania

A OFC Champions League teve seu início em 2015. Após a realização da fase pre-eliminar em 2014, aonde o Lupe Ole Soaga FC da ilha de Samoa avançou, tivemos a primeira rodada da fase de grupos. As 12 equipes restantes na competição são divididas em três grupos com 4 equipes cada, aonde os três lideres e o melhor segundo colocado avançam à semi-final.

Grupo A:
O próprio Lupe Ole Soaga empatou em 3 a 3 fora de casa com o Pirea da Polinésia Francesa. O jogo eletrizante foi bom para a equipe visitante que é o azarão do grupo. No outro jogo, o favorito a passar Ba FC das ilhas de Fiji passou fácil pelo Gaitcha da Nova Caledônia por 3 a 0.


Grupo B:
No grupo da morte venceram as duas equipes mais tradicionais. O Auckland City venceu o Suva em casa por 3 a 0 e o Amicale, de Vanuatu, venceu o Western United das Ilhas Salomão por 1 a 0 fora de casa. As chances de pelo menos uma dessas equipes irem para a grande final são grandes.


Grupo C:
Aqui as duas equipes favoritas também venceram. O Hekari United, que inclusive foi campeão da OFC Champions League 5 anos atrás, venceu o Tafea por 3 a 2 fora de casa, enquanto o Team Wellington venceu o Tefana por 2 a 1 em casa.


O artilheiro da competição até o momento é o Silao Malo do Lupe Ole Soaga, com 5 gols em 4 jogos. Todos os gols foram marcados na fase pre-eliminar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Breve história da OFC Champions League

O maior vencedor da competição é o Auckland City, da Nova Zelândia, com 6 títulos entre 2006 e 2014. O segundo maior Waitakere United, do mesmo país, com 2 títulos. Além destes 8 títulos da Nova Zelândia, a Austrália tem 4 títulos distribuídos entre 4 equipes diferentes, Sydney FC, Wollongong Wolves, South Melbourne e Adelaide City.

Duas curiosidades da competição. O único vencedor que não vem do eixo Australiano-Novo-Zelandês é o Hekari United, da Papua Nova-Guiné, quando bateu o Waitakere United na final em 2010. Outro fato importante é que a Austrália não participa mais da OFC e se juntou a AFC, participando então da Champions League da Ásia.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

CONCACAF Champions League: Grande final definida

O primeiro campeão continental do ano 2015 está para ser definido. A grande final será entre o gigante mexicano Club América e o canadense Montreal Impact. A equipe da MLS, inclusive, é a primeira equipe do Canadá a chegar a uma final da maior competição de seu continente, e pode fazer história se vencer e ir ao Mundial de Clubes.


 
A campanha do América é muito boa. Terminou em primeiro lugar no grupo na primeira fase com 10 pontos e avançou a segunda fase com a segunda melhor campanha no geral. Nas quartas passou fácil pelo gigante costa-riquenho Saprissa, vencendo os jogos de ira e volta por 3 a 0 e 2 a 0. A semi-final foi mais sofrida, foi goleado fora de casa contra o Herediano, também da Costa Rica, por 3 a 0, mas virou de forma avassaladora no mítico Estádio Azteca, 6 a 0. Aos 32 minutos de jogo o América já vencia por 5 a 0, com quatro gols do Benedetto.


O Montreal Impact não teve uma campanha tão convincente quanto a do América. Também se classificou em primeiro no seu grupo com 10 pontos, mas sofreu nas fases seguintes. Nas quartas de final empatou fora 2 a 2 com o Pachuca e empatou de novo em casa por 1 a 1 com um gol no último minuto e se classificou no gol fora de casa. A semi-final foi parecida, venceu em casa por 2 a 0 e perdeu 4 a 2 fora contra o Alajuelense da Costa Rica, novamente avançando com os gols fora de casa. Sorte de campeão?


Os artilheiros do América na Champions League são Oribe Peralta e Martín Zúñiga com 5 gols. Curiosamente o artilheiro do Montreal é o eterno Marco Di Vaio, com 4 gols, mas matador se aposentou no final de 2014 no meio da competição.

A grande final acontecerá nos dias 22 e 29 de abril, sendo que o segundo jogo será realizado na casa do Montreal. 

terça-feira, 7 de abril de 2015

3. Liga - Mais divertida que a Bundesliga

Na reunificação da Alemanha, os times ocidentais popularam as duas primeiras divisões por causa das suas melhores condições econômicas. A terceirona reuniu os melhores times da ex-Alemanha Oriental e até hoje essa é a situação.

Tabela 






































A disputa pelo acesso promete ir até o final da temporada. O Arminia Bielefeld tem uma vantagem segura de seis pontos sobre o Holstein Kiel, do noroeste da Alemanha.

Abriga fica boa agora. Com 56 pontos, o Holstein é o último com acesso garantido. Um ponto atrás vem o Stuttgarter Kickers, que hoje disputaria uma vaga na segundona com o anti-penúltimo com St. Pauli, que passou o Erzgebirge Aue no saldo de gols ontem ao fazer 4x0 no Fortuna Dusseldorf. 



Dois pontos atrás, vem o Duisburg, que passou por anos de vacas magras, vem com descartes da primeira divisão com Sascha Dum, Pierre De Wit e Deniz Aycicek. Mais longe desses dois, com 51 pontos, está o Preussen Münster, da Bavária, que também vem com descartes da primeira divisão como Abdennour Amachibou, Amaury Bischoff (fez base no Arsenal e jogou no Werder Bremen) e Mehmet Kara. 

O rebaixamento também promete se acirrado. O Jahn Regensburg deve conseguir seu segundo rebaixamento seguido e o Borussia Dortmund II (time sub-23 e de jogadores não-utilizados) também parece estar com sua vaga para a Regionaliga garantida. O Dortmund II tem jogadores que já jogaram partidas da Bundesliga como o zagueiro Marian Sarr e revelações que vieram a peso de ouro como o búlgaro Edisson Jordanov, o americano Joe Gyau, o finalndês Tim Väyrynen e o australiano Mustafa Amini. 



O Unterhaching vai disputar com o Mainz 05 II e com o Grossaspach pela manutenção na terceirona. O Grossaspach tem como maior estrela o atacante fino-albanês Njazi Kuqi, irmão do vice-artilheiro da história da seleção finlandesa, Shefqi Kuqi. O Mainz reserva vem com nomes como Stephane Eba Eba, Mounir Bouziane e Pascal Reinhardt. Já o Unterhaching acabou de demitir Christian Ziege, lateral que jogou pelo Liverpool e a final da Copa do Mundo de 2002, da posição de técnico e trouxe o desconhecido Claus Schromm. 

O Unterhaching conta com os gols do atacante de 19 anos, Pascal Köpke, e com Sascha Bigalke, que fez carreira no Colônia. 


Assim, a temporada da 3. Liga entra na sua reta final com as brigas pelo acesso e pelo rebaixamento prometendo ir até o último instante. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CAF Champions League: Gigantes avançam

Após a fase preliminar, a primeira rodada da CAF Champions League (África) chega ao seu fim e os confrontos da segunda fase já foram definidos. Nestes confrontos de mata-mata, quase todos os gigantes africanos conseguiram avançar.

O maior confronto foi entre o Kaizer Chiefs da África do Sul e o Raja Casablanca do Marrocos. O Raja venceu na ida e na volta e avançou com um placar agregado de 3 a 0, deixando o maior campeão sul-africano pelo caminho.

Além do Kaizer Chiefs, outro gigante africano caiu, mas desta vez contra uma equipe de menor expressão. O maior campeão de Camarões, o Coton Sport, caiu diante do SM Sanga Balende, da República Democrática do Congo. Depois de empatar em casa por 0 a 0, o Coton Sport foi derrotado 2 a 0 fora de casa e deu adeus a competição. Confira os outros resultados importantes e seus placares agregados:


Al-Hilal (Sudão) 5x1 Big Bullets FC (Malawi)
Cosmos de Bafia (Camarões) 1x4 Esperánce de Tunis (Tunísia)
Al-Merrikh (Sudão) 3x2 Kubascorp (Angola)
AC Semassi (Togo) 0x6 CS Sfaxien (Tunísia)
APR (Ruanda) 0x4 Al-Ahly (Egito)
Real Banjul (Gâmbia) 1x3 ES Sétif (Argélia)
Mamelodi Sundowns (África do Sul) 2x3 TP Mazembe (RD Congo)

A segunda fase será composta de 8 confrontos, com ide e volta, de eliminação direta. As oito equipes que avançarem serão colocadas em dois grupos com 4 times cada, aonde os primeiros dois colocados de cada grupo irão avançar à semi-final.

2. Bundesliga pegando fogo

Faltando onze rodadas para o término da temporada, a 2. Bundesliga está pegando fogo. Os times que estavam no topo na primeira parte da tabela perderam ímpeto e agora está todo mundo brigando por alguma coisa. 

Tabela:




























O acesso é garantido para os dois primeiros clubes e o terceiro disputa com o anti-penúltimo da primeira divisão em uma série ida e volta a vaga na Bundesliga. 

Nesse ano, o Ingolstadt, com o dinheiro da Audi, está no topo e tem o um dos melhores elencos da 2. Bundesliga, A próxima vaga garantida no momento está com o Kaiserslautern liderado pelos gols de Alexander Ring e Srdjan Lakic mas, com talentos jovens como Kerem Demirbay, Karim Matmour, Kevin Stöger e Ruben Yttergard Jensen. Um ponto atrás está o Darmstadt que tem o atacante dos gols perdidos, Dominik Stroh-Engel, Jan Rosenthal, emprestado do Eintracht Frankfurt e Florian Jungwirth. 



Esses três times tem brigado desde o inicio da temporada que foi marcada pela perda de energia do Red Bull Leipzig e do FC Heidenheim. Quem se aproveitou disso foi o Karlshuer, time que revelou Oliver Kahn, com um dos artilheiros da temporada, Rouwen Hennings. 

Mais distante da briga e começando o bloco intermediário está o Braunschweig, que jogou a Bundesliga na temporada passada, o Red Bull que já anunciou a revelação do Werder Bremen, Davie Selke para a próxima temporada, seguidos de Fortuna Dusseldorf, time de Charlison Benschop, vice-artilheiro da temporada e Heinrich Schmitdgal, lateral-direito que se declarou cazaque e fez o primeiro gol do Cazaquistão em competições oficiais. 



Seguindo esses vem o Bochum, com o artilheiro da temporada, Simon Terodde que tem 14 gols, o Union Berlin, escorado no talento de Sebastian Polter, emprestado pelo Mainz, o Heindenheim e os gols de Florian Niederlechner, Frankfurt do interminável Edmond Kapllani e o Nurembergue, que estava na Bundesliga até ano passado e patinou feio no início desta temporada. O Sandhausen termina o grupo intermediário.

A briga pelo rebaixamento está aquecida. O Greuther Furth está a 4 pontos do Aue mas, o time tem decepcionado visto que disputou com o Hamburgo a vaga na Bundesliga desse ano e vendeu um dos melhores laterais da Alemanha para o Augsburg, Abdul Rahman Baba. 



Um ponto na frente do Aue, está o tradicionalíssimo 1860 Munique, que subiu da terceirona ano passado com Ruben Okotie que também tem 14 gols. O Aue disputaria a vaga na segundona do ano que vem com o Stuttgarter Kickers, time do atacante Daniel Engelbrecht, que joga com um desfilibrilador preso ao seu corpo para prevenir ataques cardíacos.

Com a vitória nessa rodada, o Aue passou o Ahlen que, apenas empatou com o Karlsruher com dois gols do meia albanês Jürgen Gjasula.  O Ahlen está apenas um ponto na frente do St. Pauli, que joga hoje contra o Fortuna Dusseldorf fora de casa. 





sexta-feira, 3 de abril de 2015

AFC Champions League: favoritos começam se destacar

A maior competição continental da Ásia chegou a metade de sua fase de grupos e, após 3 partidas disputadas, as equipes mais fortes começam a se distanciar, em pontos e atuações.

AFC Champions League

Grupo A:
O tradicionalíssimo Persepolis do Irã lidera o grupo com 6 pontos conquistados, mas peca no saldo de gols que é somente de +1. Em segundo está o Al-Nassr da Arabia Saudita somente 1 ponto atrás. Curiosamente o último colocado é o Bunyodkor do Uzbequistão com somente 1 ponto ganho, time que foi comandado pelo Felipão em 2010.


Grupo B:
Com 5 pontos o líder é o Al-Ain, a equipe liderada pelo Asamoah Gyan é a única dos Emirados Árabes com um título da Champions asiática e tenta repetir o feito. Com 4 pontos e um saldo de 0 estão empatados Pakhtakor do Uzbequistão e Naft Tehran do Irã.


Grupo C:
Al-Sadd do Qatar domina o terceiro grupo com 7 pontos e um saldo de 5 gols, uma das melhores campanhas até o momento. O segundo colocado no momento é o gigante Al-Hilal da Arabia Saudita, o bicampeão continental tem 4 pontos.


Grupo D:
O Al-Ahli é o líder e o lanterna deste grupo. Trata-se de duas equipes com o mesmo nome, o Al-Ahli líder é da Arabia Saudita, bi-vice da AFC Champions League, e agora tem 7 pontos. O seu xará dos Emirados Árabes está em último com somente 2 pontos. Nenhum dos dois devem ser confundidos com o Al-Ahly do Egito, equipe infinitamente maior do astro Mohamed Aboutrika.

Grupo E:
O domínio aqui é Nipo-Sul-Coreano. Os líderes empatados são Jeonbuk e o Kashiwa Reysol com 7 pontos, deixando seus rivais já praticamente fora da briga pela classificação.


Grupo F:
A maior surpresa está aqui, quem segura a ponta é o tailandês Buriram United. Uma equipe da Tailândia não vence a Champions desde 1995. O coreano Seongnam FC está na cola 1 ponto atrás.


Grupo G:
Aqui o primeiro lugar está praticamente assegurado e a briga é pela segunda colocação. O Beijing Guoan está 100% na competição, enquanto Suwon Bluewing da Coreia do Sul e Brisbane Roar da Austrália ambos tem 4 pontos.


Grupo H:
Situação idêntica neste grupo. Temos o famoso chinês Guangzhou Evergrande com 7 pontos na liderança, seguido pelos australianos e sul-coreanos Western Sydney Wanderers e FC Seoul com 4 pontos.


OBS: das 4 equipes japonesas nesta edição, 3 são lanternas de seus grupos. Juntos, os 4 somam somente 8 pontos.

OBS2: O artilheiro do campeonato é o ex-cruzeirense Ricardo Goulart, que hoje defende o Guangzhou Evergrande, com 6 gols.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Eliminatórias Copa 2018: Curaçao de Kluivert avança e CONCACAF termina primeira fase

Após a AFC (Ásia) terminar sua primeira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 na Rússia, a CONCACAF (America do Norte) acaba de terminar a sua.

Ontem, depois de ter vencido a primeira partida por 2 a 1, Curaçao empatou com Montserrat em 2 a 2, avançou e fechou a primeira fase das eliminatórias do continente. Curiosamente, a pequena ilha de Curaçao é comandada pelo lendário ex-jogador holandês Kluivert. Confira todos os resultados dos jogos de volta e o placar agregado:

Bahamas 0 - 3 Bermuda (agr. 0-8)
Ilhas Britânicas Virgens 0 - 0 Dominica (agr. 2-3)
Barbados 4 - 0 Ilhas Americanas Virgens (agr. 4-1)
São Cristóvão e Nevis 6 - 2 Turks e Caicos (agr. 12-4)
Nicarágua 3 - 0 Anguilla (agr. 8-0)
Belize 1 - 1 Ilhas Cayman (agr. 1-1)
Curaçao 2 - 2 Montsarrat (agr. 4-3)


A segunda fase já foi sorteada, as equipes em negrito agora irão avançar para jogar contra equipes mais bem colocadas no ranking da FIFA e no mesmo formato: eliminação direta em jogos de ida e volta. Os jogos serão entre os dias 8 e 16 de junho.

São Vicente e Granadinas - Guiana
Antígua e Barbuda - Santa Lúcia
Porto Rico - Granada
Canadá - Dominica
República Dominicana - Belize
Guatemala - Bermuda
Aruba - Barbados
São Cristóvão e Nevis - El Salvador
Curaçao - Cuba
Nicarágua - Suriname

As equipes mais fortes da CONCACAF, como EUA, México e Costa Rica entre outras, entram somente na quarta fase das eliminatórias. Na terceira fase só entram Jamaica e Haiti.